Tecnólogos em radiologia insistem em fazer ultrassonografia
Projeto que tramita no Senado tira a responsabilidade do médico realizar o exame
Ildo Betineli, presidente da Associação Gaúcha de Radiologia
Um projeto de lei do senador gaúcho, Paulo Paim, está provocando polêmica. A discussão sobre a realização da ultrassonografia pelo tecnólogo em radiologia despertou questionamentos dos médicos radiologistas, hoje responsáveis pelo exame. A proposição, que tramita no Senado, segundo o presidente da Associação Gaúcha de Radiologia, poderia trazer prejuízos aos pacientes, no caso de aprovação. “É um exame de difícil de compreensão, realizado em tempo real. Um médico tem 10 anos de formação, enquanto tecnólogo tem dois anos. É temerário que o médico deixe de fazer este tipo de diagnóstico”, argumenta o médico radiologista Ildo Betineli.
Aberto a discussão
O senador Paim afirma que apresentou a proposição a pedido dos profissionais tecnólogos.“Esta na verdade é uma disputa de mercado, mas a discussão está aberta para aperfeiçoamento do projeto”, afirma Paim.
Além da questão da ultrassonografia o PL 3661/2012 também prevê o reconhecimento da profissão de tecnólogo em radiologia. Após manifestações das duas categorias o senador anunciou que pretende convidar entidades interessadas para debater em audiência pública, em Brasília, sobre a realização do ultrassom pelo tecnólogo em radiologia.