Tecnologia e Inovação | 7 de junho de 2024

Tecnologia terapêutica por onda de choque promete acelerar a recuperação de atletas

A técnica, que tem suas raízes na medicina de desintegração de cálculos renais, utiliza ondas acústicas de alta energia para tratar condições dolorosas dos tecidos moles e ossos.
Tecnologia terapêutica por onda de choque promete acelerar a recuperação de atletas e praticantes de atividades físicas

O Centro de Traumatologia do Esporte (CETE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sob a liderança dos médicos ortopedistas-traumatologistas Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos e Dr. Bruno Schiefer dos Santos, vem utilizando com sucesso a Terapia por Onda de Choque (TOC).


bn-600x313


A técnica, que tem suas raízes na medicina de desintegração de cálculos renais, utiliza ondas acústicas de alta energia para tratar condições dolorosas dos tecidos moles e ossos. Essas ondas estimulam a regeneração e os processos reparadores nos músculos, tendões e outras estruturas corporais.


Anuncio_SetorSaudeCamapanhaCancer_Kaplan

Pacientes tratados com a TOC relatam melhorias notáveis, incluindo a diminuição da dor e o aumento da funcionalidade. Marlene Cardoso Tavares descobriu o neuroma de Morton em 2020, enquanto participava de uma maratona em Nova York. “A pandemia me impediu de correr por dois anos.

Em 2022, durante a Maratona de Berlim, tive que parar a cada 10 km para massagear o neuroma que me causava dor. Antes das provas de Paris e Chicago, em abril de 2023, os especialistas do CETE, onde recebo o tratamento, sugeriram que eu experimentasse a terapia por ondas de choque. Fiz cinco sessões e logo depois já não sentia mais nenhum desconforto. Em 2024, participei da Maratona de Boston sem sentir mais dor alguma”, comemora a atleta e maratonista de 71 anos.


compras-hospitalares-shs

Como explica, Dr. Paulo, o neuroma de Morton é uma condição que causa dor, sensibilidade e desconforto nos pés, também conhecida como síndrome de Morton ou metatarsalgia de Morton.

“O uso dessa terapia não invasiva para lesões desportivas tem mostrado excelentes resultados na recuperação de atletas, permitindo que continuem seus treinamentos,” acrescenta.


HM-CEO-24

A tecnologia vario logic, aplicada por meio do equipamento LiKAWAVE na TOC, está se consolidando como uma abordagem inovadora para o tratamento de lesões ortopédicas. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o aparelho introduzido no Brasil pela KTR Medical se destaca pela eficácia, portabilidade e baixo custo de manutenção.

Tecnologia terapêutica por onda de choque promete acelerar a recuperação de atletas e praticantes de atividades físicas-

O procedimento oferece alívio rápido da dor, redução da inflamação e uma recuperação acelerada, marcando um novo capítulo na cura de lesões musculoesqueléticas. “As ondas de choque trazem diversos benefícios para a reabilitação esportiva, tanto para atletas profissionais quanto amadores e os resultados vão além dos benefícios clínicos, proporcionando aos pacientes novas perspectivas de retorno às atividades sem restrições de movimento”, destaca o Dr. Bruno.


banner-naxia-600


A implementação da TOC representa um avanço promissor no campo da medicina esportiva, oferecendo uma solução eficaz que combina inovação, segurança e eficiência. Este desenvolvimento não apenas melhora o bem-estar dos pacientes, mas também contribui significativamente para a evolução da prática clínica. A parceria entre o CETE da UNIFESP e a KTR Medical reforça o compromisso com a inovação e a excelência no cuidado ao paciente.



VEJA TAMBÉM