Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 9 de dezembro de 2021

Tacchini Sistema de Saúde cria Comitê de Bioética

O grupo interdisciplinar é formado por 20 profissionais de saúde
Tacchini Sistema de Saúde cria Comitê de Bioética

O Tacchini Sistema de Saúde oficializou, nesta quarta-feira (8), a criação do seu Comitê de Bioética. O grupo interdisciplinar, formado por 20 profissionais de saúde, tem como objetivo encontrar as melhores soluções para conflitos éticos, atendendo as necessidades médicas e, ao mesmo tempo, respeitando valores importantes para os pacientes e para a comunidade.

As atividades do Comitê de Bioética tem caráter consultivo e podem ter repercussões corporativas, educacionais e de pesquisa. Os assuntos podem a serem debatidos durante os encontros do grupo podem ser demandados pela administração de qualquer unidade do Tacchini Sistema de Saúde, por membros do corpo clínico, por colaboradores, além de pacientes e seus familiares.

Idealizado pela Dra. Roberta Pozza no decorrer do último ano, o comitê será coordenado por um trio, que inclui a administradora em Recursos Humanos, Leiza Balbinot, o Dr. José Roberto Goldim, uma das maiores autoridades em Bioética no Brasil e a nova diretora de divisão hospitalar do Tacchini Sistema de Saúde, Dra. Roberta Paulikevis Vilas Boas. O psiquiatra Dr. Ricardo Rafael Maioli e a psicóloga Andressa Vaccaro formam a dupla de consultores.

“Temos um grupo ultra privilegiado, pessoas com sensibilidade muito grande. Nossas tardes de discussão sempre são muito desafiadoras. A Bioética é elemento tranquilizador para as decisões mais difíceis. Aqui temos um grupo motivado e o apoio da administração. Esse ciclo virtuoso é o início de uma fórmula de muito sucesso”, descreve o Dr. Goldim.

Enquanto a equipe de coordenação e consultoria se reúne semanalmente, o grupo completo deve realizar reuniões mensais. Também há abertura para realização de encontros extraordinários quando necessário. Todos os integrantes assumem seus postos por pelo menos 2 anos, com possibilidade de ampliar esse período.

A criação do Comitê de Bioética foi bastante celebrado também pela direção do hospital. “O que faz um hospital ser grande de verdade é a capacidade que seus colaboradores têm de fazer o melhor, de prestar o melhor atendimento, de tomar as melhores decisões nas questões mais difíceis, que impactam diretamente na vida dos seus pacientes. E, para isso, o Comitê de Bioética é fundamental”, descreve a presidente do Conselho de Administração do Tacchini Sistema de Saúde, Maristela Cusin Longhi.

Educação continuada em Bioética 

Em paralelo às atividades do comitê, também está sendo desenvolvido o Programa de Educação Continuada em Bioética, que visa capacitar e aprimorar os colaboradores dos mais diversos setores do Tacchini Sistema de Saúde em temas relacionados à bioética. As atividades educacionais já iniciaram e são realizadas mensalmente, de forma eletiva.

Comitê de Bioética do Tacchini – gestão 2021/2023

Coordenadores: José Roberto Goldim, Roberta Paulikevis Vilas Boas e Leiza Balbinot;


Consultores: Ricardo Rafael Maioli e Andressa Vaccaro;


Integrantes: Alexandre Pasquali Paggi, Ana Maria Batista Guterres, Andressa Vaccaro, Bruna Weber Scolari, Eduarda Batistella, Fabiana Basso Canal, Fernanda Dalle Laste, Fernanda Invernizzi Marin, Gabriel Ferreira Tognon, Gislaine Grapiglia, José Vitor Zir, Nicole Alberti Golin, Marieni Pizzatto, Karina Segatto, Paula Zanatta, Ricardo Rafael Maioli, Rogério Tregnago, Simone Caldeira Silva e Suhélen Caon.

FOTO: Alexandre Brusa

 



VEJA TAMBÉM