Gestão e Qualidade | 14 de setembro de 2021

Surto de Covid-19 no Hospital Conceição é oficialmente encerrado

Com o surto encerrado, estão sendo retomados os procedimentos eletivos
Surto de Covid-19 no Hospital Conceição é oficialmente encerrado

O Gabinete de Gerenciamento de Crise do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) reuniu-se nesta terça-feira (14), para deliberar sobre a situação do surto de Covid-19 ocasionado pela variante Delta no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do HNSC informaram o encerramento do surto que acometeu as dependências do hospital desde 4 de agosto.

Segundo o GHC, foram confirmados 171 casos, dos quais 97 pacientes e 74 profissionais de saúde, com 13 áreas afetadas e um total de 33 óbitos de pacientes (a maioria idosos e com comorbidades importantes). Confira a declaração da Dra. Ivana Varella, médica epidemiologista e coordenadora do NHE.

As principais medidas adotadas para o controle do surto foram: restrição de atendimento da Emergência do Hospital Conceição; suspensão das cirurgias eletivas; suspensão das visitas; rastreamento dos pacientes e profissionais de saúde; reabertura de leitos clínicos para atendimento de pacientes Covid; e intensificação dos protocolos de prevenção. A instituição hospitalar divulgou ainda que foram realizadas mais de 1,6 mil testes para diagnóstico de Covid-19, em pacientes e colaboradores. Das 14 amostras enviadas à Fiocruz, retornaram cinco com a presença da variante Delta. As demais aguardam confirmação.

surto ghc encerramento

Retomada das eletivas e agradecimentos

Com o surto encerrado, estão sendo retomados os procedimentos eletivos, com ações que serão discutidas com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

A Diretoria do GHC fez questão de agradecer a equipe do CCIH e NHE, bem como, das equipes da Vigilância em Saúde do RS e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Com informações assessoria de imprensa do GHC (vídeo de Ocimar Pereira/Imprensa GHC). Edição SS.

 

 



VEJA TAMBÉM