Startup Legna lança aplicativo que visa humanizar, qualificar e trazer mais segurança para atendimentos em UTIs
A founder da startup Angélica Bartz Zacher também palestrou no 10º Workshop Novos Caminhos para a Saúde.
Humanizar e qualificar a assistência médica, além de trazer mais segurança para os pacientes nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e seus familiares são os principais objetivos da startup Legna. A empresa traz uma verdadeira inovação que chega para transformar a área da saúde. O lançamento oficial da solução tecnológica aconteceu nesta segunda-feira (11/11) em um coquetel que reuniu executivos e outros profissionais ligados ao setor durante o Health Meeting.
“Eu estou muito feliz de estar aqui, na maior feira do setor da saúde do sul do Brasil, lançando a Legna, a empresa que eu trago para o segmento e que vem contribuir muito para o processo de humanização nas terapias intensivas dos hospitais”, destacou a CEO e founder da Legna, Angélica Bartz Zacher.
Sobre a escolha do evento para o lançamento, Angélica disse que essa é uma oportunidade muito especial, pois reúne as principais lideranças da área no Brasil. “E eles, de alguma forma, participaram também da criação, no momento em que eu consegui, dentro desses hospitais, visualizar uma oportunidade para contribuir para a saúde do Brasil”, acrescentou.
A founder da startup também palestrou no 10º Workshop Novos Caminhos para a Saúde. Angélica participou da Mesa 3 – “Inovação e o Papel das Healthtechs na Transformação da Saúde”, na qual explicou como a Legna contribuirá para a humanização na saúde.
O que é a Legna?
A Legna é um aplicativo instalado em um tablet que pode ser utilizado para as avaliações à beira do leito que visa concentrar protocolos assistenciais para tornar padrão boas práticas usadas sistematicamente na rotina das unidades de terapia intensiva. Nele, médicos e enfermeiros cadastram todas informações da jornada do paciente. Os dados gerados na plataforma possibilitam processos mais ágeis e efetivos dos planos de melhoria assistencial.
Ao colocar o paciente no centro dos cuidados, a inovação proporciona um atendimento cada vez mais individualizado e integral. Dessa forma, proporcionando benefícios para todo o sistema de funcionamento de um hospital. O internado e sua família têm uma experiência mais satisfatória, com segurança e qualidade. Vantagens também percebidas na instituição, pois o registro padronizado e aderente a protocolos contribui para a redução de eventos adversos e facilita um fluxo de trabalho mais eficiente.
Já a interface intuitiva do aplicativo agiliza o preenchimento dos documentos, diminuindo o tempo de registro e o risco de burnout para os profissionais. Por fim, a uniformização dos dados e a otimização dos processos promovem internações mais curtas e menores custos, o que beneficia o pagador.
Motivação que veio de uma experiência pessoal
O incentivo para desenvolver a Legna veio do coração. Angélica Bartz Zache tinha uma ideia inicial de inovação para o setor. Foi, no entanto, ao vivenciar um momento difícil de doença com sua mãe, passando por internações em diferentes hospitais, que ela entendeu que precisava mudar o rumo da vida profissional e contribuir para que mais pessoas não passassem pelas mesmas dificuldades que ela enfrentou.
O portal Setor Saúde conversou com a CEO e founder da Legna, Angélica Bartz Zacher. Confira.