Gestão e Qualidade | 11 de janeiro de 2024

Sodexo implementa iniciativa de gestão de desperdício de alimentos no Hospital Mãe de Deus

Segundo o diretor-geral do Hospital, Rafael Cremonese, a preocupação com sustentabilidade na área da alimentação já vem guiando, há mais de um ano, algumas ações no hospital, principalmente com colaboradores que frequentam o restaurante da instituição.
Sodexo implementa iniciativa de gestão de desperdício de alimentos no Hospital Mãe de Deus-

Hospital Mãe de Deus (HMD), em Porto Alegre (RS), se tornou um dos primeiros hospitais do Brasil – o primeiro do Rio Grande do Sul – a receber o WasteWatch, programa global de combate ao desperdício da Sodexo. Com 60% do seu negócio ligado à alimentação no mundo, a multinacional francesa e líder global em alimentação sustentável, busca mudar o cenário de desperdício de alimentos e, por meio de um sistema que permite a captura rápida e fácil de dados, vem realizando o manejo adequado dos resíduos e aplicando as melhorias necessárias nas operações.

A gerente da Plataforma Food da Sodexo On-site, Marina Prevedello, conta que a gestão de desperdício nas cozinhas da companhia no Brasil existe há mais de 30 anos e que a chegada do WasteWatch tem contribuído e já registrou redução média de 30% nas taxas de geração de resíduos. ”Investir constantemente em soluções tecnológicas para as cozinhas e em novos equipamentos, trazer automação e focar na gestão de dados é uma estratégia da Sodexo e que está diretamente conectada ao programa. Nossa atuação é em prol dos objetivos de sustentabilidade da empresa, bem como unir forças aos compromissos de ESG de nossos clientes. O HMD, junto com mais uma instituição de saúde cliente da Sodexo, é um dos primeiros hospitais do Brasil, e queremos continuar expandindo o WasteWatch para continuar contribuindo de forma positiva com o controle do desperdício de alimentos em todas as nossas operações”, destaca.


PUBLICIDADE

HM-CEO-24


Os equipamentos e a metodologia utilizados em hospitais são os mesmos que já estão em atividade nas demais operações que atendem clientes de setores de tecnologia, bens de consumo, mineradoras, entre outros. Contudo, o segmento de negócios Saúde demandou a personalização dos processos logísticos, uma vez que o desperdício e o retorno oriundo da refeição dos pacientes acontecem de forma descentralizada em um ambiente hospitalar. Por meio de um treinamento intensivo da equipe para implementar uma logística reversa, foi possível realizar a pesagem rigorosa dos resíduos de todas as refeições servidas no Hospital Mãe de Deus (desjejum, almoço, jantar e ceia). Com isso, a Sodexo conseguiu mensurar com precisão os níveis de geração de perdas, sobras e resíduos, gerando dados que possibilitam o maior controle e ajustes nos processos de preparo.


PUBLICIDADE

compras-hospitalares-shs


Sustentabilidade para o centro dos processos

Segundo o diretor-geral do Hospital, Rafael Cremonese, a preocupação com sustentabilidade na área da alimentação já vem guiando, há mais de um ano, algumas ações no hospital, principalmente com colaboradores que frequentam o restaurante da instituição. “Este foi um dos motivos de termos sido escolhidos para iniciar o projeto na área da Saúde. Sermos um dos primeiros hospitais a receber o programa WasteWatch mostra o quanto o Hospital Mãe de Deus tem se comprometido em trazer a sustentabilidade para o centro de muitos de seus processos. Um dos nossos valores, como instituição, é cuidar integralmente da saúde das pessoas, e isso inclui nossa responsabilidade em reduzir o desperdício de recursos em nossa sociedade e buscar um mundo de mais bem-estar”, diz Cremonese.

Além de evitar o desperdício, o programa permite que os chefs e cozinheiros da companhia coloquem em prática novas estratégias, como o aproveitamento integral dos alimentos. Com isso, partes importantes como cascas, talos, folhas e sementes passaram a ser utilizados de maneira criativa pela equipe e aquilo que realmente não pôde ser aproveitado para consumo, como as sobras dos pratos e do buffet, é feita a gestão para que o descarte correto seja dado. “Somado a isso, também realizamos campanhas que visam conscientizar os nossos clientes e consumidores sobre a importância das pequenas atitudes para evitar o desperdício. Ao incentivar cada um a fazer a sua parte, contribuímos com a qualidade de vida das próximas gerações e a sustentabilidade do planeta”, conclui Marina.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Diante do desafio de alimentar cada vez mais pessoas e preservar os recursos naturais, a Sodexo se destaca como a primeira empresa de serviços alimentares com o objetivo de redução de emissões de carbono em consonância com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais – redução de 34% até 2025 em relação a 2017. A expectativa é de que o programa WasteWatch contribua com a meta global da companhia de reduzir 50% do desperdício em suas operações até 2025.

 



VEJA TAMBÉM