SINDIHOSPA festeja meio século em defesa da saúde
Lideranças e dirigentes do setor prestigiaram o concorrido eventoO Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa) comemorou, no dia 12 de novembro, seus 50 anos de história com um jantar no Hotel Sheraton, em Porto Alegre. Durante o evento, foram homenageados os oito ex-presidentes e os funcionários com mais de dez anos de casa. O presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio José Allgayer; o vice-presidente da entidade, deputado estadual Pedro Westphalen; o secretário geral da instituição, Luiz Alberto Tarragô Carvalho; acompanhados do presidente do Sindilac, Mauro Geyer; além da administradora do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, de Santa Maria, Angela Perin, representando o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Centro, levaram os cumprimentos da FEHOSUL, e dos demais sindicatos filiados, à diretoria e filiados da entidade que representa 2,5 mil estabelecimentos de saúde da capital.
Entre os cerca de 240 convidados, também estavam o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, o prefeito em exercício de Porto Alegre, Mauro Zacher, familiares dos primeiros presidentes já falecidos Plácido Lopes da Fonte, Kurt Dohms, José Jorge da Silva, e Angel Antônio Del Arroyo, assim como os ex-presidentes Alberi Cardoso Victal, Genésio Körbes, Paulo David Gusmão, e Alceu Alves da Silva, os quais foram homenageados com a leitura de textos que relembraram as principais realizações de suas respectivas gestões.
Durante seu discurso, o presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio José Allgayer, enalteceu os 50 anos do Sindihospa: “Foi a primeira entidade sindical patronal da área da saúde constituída e da qual originou-se os demais sindicatos que hoje compõem a FEHOSUL. O Sindihospa chega aos 50 anos como uma instituição, ao mesmo tempo jovem e madura, que está sempre em defesa dos interesses da saúde de Porto Alegre”. Dr. Allgayer também lembrou dos ex-presidentes e colegas da diretoria da instituição e fez uma homenagem à dedicação com que sempre trabalharam à frente das suas atividades no Sindihospa. Por fim, fez um brinde aos próximos 50 anos do Sindicato.
“O Sindihospa tem uma história brilhante. Tive a oportunidade de conhecer todos os ex-presidentes e tenho muito na lembrança o esforço da diretoria. Vamos continuar empenhados em qualificar a gestão da assistência à saúde”, declarou o presidente do Sindicato, administrador Leomar Bammann, em discurso emocionado. Na mesma linha usou da palavra o presidente do Conselho de Líderes do Sindicato, médico Claudio Seferin, que valorizou o ” esforço de abnegados dirigentes que ajudaram a construir, não só a entidade sindical como a própria saúde da nossa capital”, concluiu.
O deputado Pedro Westphalen, representando a Assembleia Legislativa, enalteceu a “brilhante trajetória do Sindihospa na construção de um sistema de saúde mais próximo da população, entregando, através de seus filiados, cuidados assistenciais de qualidade”, afirmou.
Ciro Simoni, representando o governador do Estado Tarso Genro, salientou o empenho da instituição em seu meio século de atuação. “O Sindihospa sempre trabalhou pelo crescimento do sistema de saúde”, afirmou. Em sua saudação, Mauro Zacher lembrou o fato de a saúde pública ter sido tema central dos debates durante as eleições municipais deste ano. “Esse deve ser o nosso desafio principal. Para isso, é preciso gestão, eficiência e inovação”.
Durante o evento a FEHOSUL fez a entrega, através de seu presidente Dr. Allgayer e do vice-presidente, deputado Pedro Westphalen, de uma placa de prata ao presidente do Sindihospa, Leomar Bammann, que registrava “Ao Sindihospa – Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre – por sua trajetória na construção de um sistema de saúde mais equânime e na defesa dos legítimos interesses dos hospitais e clínicas da capital gaúcha.”