Gestão e Qualidade | 29 de novembro de 2016

Sindihospa debate qualificação na área de segurança patrimonial nas instituições de saúde

Especialista apresentou a “cultura de segurança” do Hospital Sírio-Libanês
sindihospa-debate-qualificacao-na-area-de-seguranca-patrimonial-nas-instituicoes-de-saude

Como forma de buscar soluções e promover o compartilhamento de experiências, o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa) promoveu a palestra “Segurança nas Instituições de Saúde” dia 24 de novembro.

Episódios de violência atingem toda a sociedade, incluindo locais destinados a salvar vidas, como hospitais. Para tratar de tema, o sindicato convidou o gerente de Administração e Serviços do Hospital Sírio-Libanês, Renato Kaida. Ele apresentou a estrutura de segurança patrimonial, descrevendo os recursos humanos e tecnológicos utilizados da instituição paulista.

 O especialista detalhou como funciona o sistema de vigilância com mais de 1.300 câmeras, o acesso em cerca de 550 portas controladas, além da busca contínua por melhorias. “Fizemos o ranqueamento das câmeras por grau de criticidade, priorizando o monitoramento dos acessos, áreas de bancos e caixas eletrônicos”, contou. A chamada cultura da segurança do Sírio-Libanês instituiu um conjunto de boas práticas, com foco na promoção da consciência coletiva voltada ao comprometimento com a segurança em todos os níveis.

 Para o coordenador do Comitê de Segurança Física e Patrimonial do Sindihospa e chefe do Serviço de Logística e Segurança do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Ademir Rama, o encontro foi uma oportunidade de colaborar com o desenvolvimento de ações de qualificação na área de segurança. “Os profissionais da saúde têm seu foco principal nos pacientes. Para tanto, precisam de tranquilidade para que possam realizar esse trabalho de forma efetiva. Ações em segurança exigem grandes investimentos em material, pessoal e tecnologia”, ressaltou.

seguranca-nas-insitituicoes-24_11-020

 A programação do evento também contou com a participação de especialistas do Hospital Mãe de Deus, da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional RS (Assespro/RS) e da Delta Cable. O Comitê de Segurança Física e Patrimonial do Sindihospa se reúne mensalmente e discute alternativas para a segurança nas instituições do setor, como forma de colaborar na elaboração de soluções conjuntas para esse problema que afeta toda a sociedade.

VEJA TAMBÉM