Simpósio sobre câncer e HPV terá participação de pesquisadora internacional
Evento científico online e gratuito do Hospital Moinhos de Vento ocorre na próxima sexta-feira (10)Dentre as estratégias de controle às doenças associadas ao papilomavírus humano (HPV), estão a vacina e atitudes de promoção de hábitos sexuais saudáveis. O Hospital Moinhos de Vento participa de uma importante pesquisa que tem como objetivo avaliar marcadores moleculares relacionados ao desenvolvimento de cânceres associados ao HPV, com ênfase no câncer de cabeça e pescoço na população brasileira em geral e em jovens na faixa dos 16 aos 25 anos.
Em curso desde o final de 2020, o projeto está sendo realizado em parceria com a pesquisadora Mariana Brait, da Johns Hopkins Medicine International, que realiza um mapeamento das alterações genéticas associadas ao câncer de cabeça e pescoço em jovens brasileiros. “Aglutinar o que temos de melhor em pesquisa e estrutura permite, aos estudos desenvolvidos pela parceria da Johns Hopkins e do Hospital Moinhos de Vento, uma contribuição de enorme valia ao tratamento oncológico, com ênfase no câncer de cabeça e pescoço. Afinal, quanto mais precoce o tumor for descoberto, melhores são os índices de cura — e queremos buscar a celeridade nesse processo”, afirma a líder da pesquisa pelo Hospital Moinhos de Vento, a epidemiologista Eliana Wendland.
Para traçar um panorama da relação entre câncer e o HPV, o Hospital Moinhos promoverá, na próxima sexta-feira (10), um evento científico online reunindo especialistas que apresentarão temas como aspectos clínicos e considerações cirúrgicas sobre sobre HPV e tumores de cabeça e pescoço, vacina e carcinogênese viral — processo de formação do câncer, caracterizado por ser uma proliferação anormal de células. Além das pesquisadoras Mariana e Eliana, compõem a lista de convidados o head de Pesquisa em Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Pedro Isaacsson, o ginecologista e obstetra da instituição, Valentino Magno, o médico cirurgião de cabeça e pescoço, Daniel Sperb, e as oncologistas Fernanda Casarotto e Alessandra Morelle.
O evento, que integra a programação do Moinhos Science Symposium, pode ser acompanhado a partir das 14h no canal da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento no Youtube. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da instituição.
Pesquisa em HPV
O Hospital Moinhos de Vento desenvolve duas pesquisas sobre o papilomavírus, coordenadas pela epidemiologista Eliana Wendland. O Estudo POP-Brasil, que tem por objetivo avaliar o impacto da vacinação contra o HPV no país, identificou que metade dos jovens na faixa etária de 16 a 25 anos possuem a infecção. Além disso, para avaliar o impacto da imunização e fortalecer a estratégia de vacinação, o hospital coordena o Estudo Epidemiológico Sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV, também pelo PROADI-SUS.
A outra pesquisa tem como foco avaliar a associação entre o câncer de orofaringe, o HPV e diferentes hábitos de vida da população brasileira, em iniciativa presente em todas as regiões do país. Os resultados, além de trazerem importantes informações para o desenvolvimento da ciência nesta área, também fornecerão subsídios para a implementar políticas públicas para o enfrentamento do papilomavírus no Brasil.
Ambos são executados por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), uma parceria do Hospital Moinhos de Vento com o Ministério da Saúde e diferentes instituições parceiras. Até o momento, os estudos já incluíram mais de dez mil pessoas.