Gestão e Qualidade | 29 de junho de 2023

Simers representa médicos gaúchos no Encontro Nacional das Entidades Médicas

Evento ocorre em Brasília nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30)
Simers representa médicos gaúchos no Encontro Nacional das Entidades Médicas

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participa do Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), em Brasília, nos dias 29 e 30 de junho. O Sindicato será representado pelo presidente Marcos Rovinski (foto), pelo diretor-geral Fernando Uberti, pelo diretor de Interior, Luiz Alberto Grossi, e pelo diretor de Políticas Estratégicas, Vinícius de Souza. O evento é organizado pela Federação Médica Brasileira (FMB).

Na sexta (30), às 10h45, Rovinski fará uma apresentação sobre repasses de honorários e bitributação (pejotização). “Estamos atentos a esse fenômeno que vem ocorrendo em diversos países: a pejotização da Medicina. É uma prática que precariza a atuação do médico. Além da instabilidade trabalhista, afeta diretamente a relação médico-paciente, considerando que desencadeia um aumento de turn over, o que fragiliza o vínculo, especialmente na Atenção Básica”, explica o presidente.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Além da pejotização – cuja preocupação do Simers deu origem ao projeto de lei 2.621/22, apresentado pelo deputado federal Ubiratan Sanderson na Câmara dos Deputados –, o Sindicato também defenderá a elaboração de uma carreira regionalizada para os médicos como solução estrutural para a atração e fixação de médicos no interior do Brasil, como contraponto ao Mais Saúde.


PUBLICIDADE

oncologia-tratamento-cancer


“O programa contém alguns avanços, mas pode dar respostas temporárias. Acreditamos que a solução é a instituição de carreira federal, nos moldes do Judiciário, com custos diluídos entre a União, os Estados e os municípios, é capaz de dar essa resposta para a sociedade. Os médicos serão atraídos para esses locais mais distantes porque terão segurança funcional e mecanismos de progressão na carreira, com uma remuneração compatível à formação e à responsabilidade da atuação”, destaca Fernando Uberti.

O Simers ainda defende a participação ativa das entidades médicas na discussão sobre a abertura de novas faculdades e novas vagas nas faculdades de Medicina. A maior preocupação está na qualidade do ensino que vem sendo ofertado. “Já discutimos internamente a necessidade de um exame nacional para egressos de Medicina, nos moldes do Exame da Ordem, mas que possa ser realizado várias vezes durante o curso”, adianta o diretor-geral.


PUBLICIDADE

ZG SOLUCOES GLOSAS SS 600


ENEM

O ENEM é um dos eventos mais relevantes para as entidades médicas e, a partir das discussões feitas no encontro, serão encaminhadas ações de interesse da categoria junto aos agentes públicos. Além da ministra da Saúde, Nísia Trindade, também estarão presentes o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran da Silva Gallo, o presidente da FMB, Tadeu Henrique Pimentel Calheiros, e o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Marcos Gutemberg Fialho da Costa.

 



VEJA TAMBÉM

Rede Santa Catarina apresenta Compromisso com o Futuro e reforça uma agenda estratégica de sustentabilidade

A Rede Santa Catarina, instituição filantrópica com 125 anos de atuação em saúde, educação e assistência social, lançou a agenda 2035, Compromisso com o Futuro, um conjunto de diretrizes estratégicas que orientará seu posicionamento e suas operações nos próximos anos. O documento consolida metas ASG+E (Ambiental, Social, Governança e Espiritualidade) e reafirma o compromisso da instituição com

Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025

O Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025, mantendo sua atuação integrada às políticas públicas de saúde com parcerias junto às Secretarias Municipais de Saúde dos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bom Jesus. A instituição viabilizou atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde

Hospital desenvolve plataforma que permite pacientes e familiares acompanharem em tempo real a jornada assistencial

A humanização do cuidado é tão essencial quanto qualquer avanço tecnológico e, no ambiente hospitalar, essas duas frentes caminham juntas para aliviar um dos momentos mais delicados para qualquer família: a espera por notícias. Profissionais que criam conexões genuínas e ferramentas que ampliam a transparência se complementam ao colocar pessoas, sentimentos e necessidades no centro