Siemens Healthineers adquire Varian por 16 bilhões de dólares
Varian produz os avançados aceleradores lineares para tratamento do câncerA empresa de tecnologia médica alemã Siemens Healthineers, pertencente ao conglomerado Siemens AG, anunciou no domingo (02) que comprará a Varian Medical Systems, em um acordo que chegará a 16,4 bilhões de dólares. Em nota a Siemens Healthineers diz que a aquisição de 100% empresa norte-americana Varian Medical Systems consolida o seu plano de expansão. Ambas as empresas confirmaram de forma oficial a transação, que ainda carece de trâmites burocráticos.
“Essa transação permitirá à Siemens fortalecer a competitividade e independência da Siemens Healthineers. Ao mesmo tempo, a Siemens AG continuará sendo um acionista majoritário forte e, portanto, lucrará com a instalação consideravelmente expandida da empresa. Espera-se que a transação seja concluída no primeiro semestre do ano civil de 2021, sujeita à aprovação dos acionistas da Varian, aprovações de ordem regulatória e outras condições habituais de conclusão do negócio”, detalha no comunicado. Em 2018 a Siemens desmembrou a Healthineers, mas mantém uma participação como controladora.
A Siemens Healthineers atua no setor da saúde com produtos como tomografia computadorizada e sistemas de imagem por ressonância magnética. A Varian é conhecida por produzir uma gama de aceleradores lineares de alta tecnologia, considerados referência no tratamento do câncer. Ambas as empresas possuem operações no Brasil, inclusive com plantas fabris.
Joe Kaeser, Presidente e CEO da Siemens AG, explica a decisão: “Como a primeira das três empresas em nosso novo ecossistema Siemens, fornecemos à Siemens Healthineers uma configuração independente e mais focada. Essa abordagem é o núcleo da nossa estratégia Vision 2020+, que estamos executando rigorosamente – mesmo na época do COVID-19. Portanto, expressamente damos boas-vindas e apoiamos essa aquisição, pois ela será um poderoso condutor para a Siemens Healthineers. Um passo transformacional desse tipo não teria sido possível na estrutura de conglomerados da antiga Siemens AG.
Já Roland Busch, vice-presidente executivo da Siemens AG, diz que “a aquisição da Varian criará uma empresa de liderança mundial na área de terapia contra o câncer – uma empresa na qual a Siemens AG participará como acionista majoritária forte e de longo prazo. A Siemens Healthineers está excelentemente posicionada em um mercado em crescimento atraente na batalha global contra o câncer. A aquisição beneficiará a todos – acima de tudo os pacientes, mas também aos acionistas das duas empresas.”
Sobre a Varian
A Varian é referência mundial na oferta de soluções inovadoras, principalmente em radioterapia e softwares. No ano fiscal de 2019, a empresa gerou uma receita de 3,2 bilhões de dólares. Sediada em Palo Alto, Califórnia, a Varian possui atualmente cerca de 10 mil funcionários em todo o mundo. A empresa vem adotando o uso crescente de tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de dados.
Resultados financeiros
No mesmo dia do anúncio da venda da empresa, a Varian anunciou os resultados do terceiro período (de quatro) de 2020. “Estou orgulhoso da execução da equipe durante o trimestre, especialmente devido ao cenário operacional desafiador criado pela pandemia”, disse Dow Wilson, Presidente e CEO da Varian. A empresa encerrou com lucro líquido 83 milhões de dólares, com queda em diferentes segmentos, muito em função da pandemia. Em todo o mundo, procedimentos oncológicos foram cancelados e instalações dos seus equipamentos foram adiadas.
“Nossos investimentos contínuos em nossos facilitadores estratégicos, combinados com nossa forte capacidade financeira, nos posicionam bem para sair mais forte da pandemia e ampliar nossa liderança global em oncologia. Além disso, temos o prazer de anunciar uma transação com a Siemens Healthineers – fornecendo soluções imediatas”, completou. Saiba mais aqui.
Já a receita da Siemens Healthineers divulgada no mesmo dia, caiu 6,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Brasil
A Varian possui uma planta no Brasil, inaugurada em 2018 no Polo Industrial Multivias, em Jundiaí, interior de São Paulo. A fábrica opera no centro de ensino e treinamento da empresa, em 4,7 mil m² de área construída. A empresa produz no local os avançados aceleradores lineares, menos invasivos aos pacientes, já que atingem apenas o tumor, preservando os tecidos saudáveis.
Com informações Siemens Healthineers (EUA) e Varian (EUA). Edição SS.