Gestão e Qualidade | 9 de abril de 2020

Série especial: as ações do Hospital Divina Providência contra a Covid-19

Saiba como a instituição hospitalar vem respondendo ao desafio da pandemia
Série especial as ações do Hospital Divina Providência contra a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de VentoHospital Mãe de Deus/AESCHospital Ernesto DornellesHospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RSHospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital de Caridade de ErechimHospital São Vicente de Paulo (Osorio), Hospital São Vicente de Paulo (Cruz Alta), Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Os hospitais apresentam como estão se preparando para enfrentar o aumento no número de atendimentos para casos do novo coronavírus e se estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. As instituições apontam ainda se determinaram ala específica para triagem e quantas UTI/CTI estão disponíveis para atender pacientes que precisarão ser internados com COVID-19. Confira as respostas do Hospital Divina Providência.

Hospital Divina Providência 

O Hospital Divina Providência criou um Comitê de Enfrentamento da Covid-19. Esse comitê está continuamente avaliando o contexto e definindo ações para adequação de fluxos, estrutura e pessoal, a fim de preparar o hospital para o cuidado de pacientes, oferecendo o menor risco possível para as equipes.

O Divina decidiu reagendar os procedimentos eletivos que seriam realizados a partir de 23 de março, solicitando que os casos de cirurgias cardíacas e oncológicas sejam avaliados caso a caso.

O paciente em estado grave será atendido na Emergência, que já conta com área e fluxo específico para isso. Além disso, haverá um setor preferencial no hospital para internação desses pacientes e a UTI já está adequada às necessidades para cuidar de casos graves.

Visitas

Nas últimas semanas, de forma espontânea, já houve uma diminuição nos atendimentos realizados. Com a intenção de reduzir a circulação de pessoas, os horários de visitas foram reduzidos. Funcionários com risco mais significativo estão tendo sua situação avaliada e, conforme esse risco, deslocados de função ou afastados do trabalho. As demais orientações são: menores de 18 anos não terão autorização para visitas; recomenda-se que idosos evitem fazer visitas a pacientes e pessoas sintomáticas respiratórias estão impedidas de acompanhar pacientes e de fazer visitação. Casos especiais podem ser avaliados.

O Divina conta com um Centro de Terapia Intensiva Adulto e um Neonatal. “Foi elaborado um plano de contingência com aquisição de equipamentos e adequação de áreas para ampliar a capacidade, podendo-se chegar até uma situação de dobrar o número habitual de leitos”.

EPI´s

Desde que o hospital começou a se preparar para o enfrentamento da Covid-19, a preocupação primordial foi com a manutenção de EPIs e suprimentos para proteção das equipes. “Houve dificuldade para aquisição de alguns itens como álcool gel, máscaras cirúrgicas e máscaras com filtro para aerossóis (N-95). A disponibilidade desses insumos na instituição é adequada nesse momento. Além disso, obviamente, a instituição previu o aumento da demanda ao longo das próximas semanas e tem planos de contingência para o caso de haver alguma dificuldade de abastecimento”.

Unidade Fast Track

O Hospital Divina Providência implementou a Unidade Fast Track/UFT (atendimento rápido e preferencial), exclusivo para para pacientes com sintomas gripais. Localizado no anexo externo, atende das 7h às 19h todos os dias da semana. O local aceita convênios e/ou particular e possui dois consultórios, sala de espera, sala de triagem e sala de coleta. Além de separar os casos suspeitos dos demais pacientes, a UFT destina profissionais exclusivos para assistência aos sintomáticos.

Unidade Fast Track

Unidade Fast Track

xx

Boletim diário e doações

A Rede de Saúde Divina criou um espaço no site do Hospital Divina Providência para a divulgação sobre a situação do Covid-19. Diariamente, o status está sendo atualizado com as mais recentes informações.

Acesse aqui. 

Com cinco hospitais distribuídos na Capital do RS e no Vale do Taquari, a Rede de Saúde Divina Providência busca a ajuda de pessoas físicas e jurídicas para fazer frente às estratégias de combate ao coronavírus. Assim, a solicitação de doações é pelos seguintes equipamentos: avental descartável, álcool gel, luvas de procedimentos, máscara pff2 n95, máscara descartável com tiras ou elástico, termômetro infravermelho e oxímetro.

Além das doações dos equipamentos, há a possibilidade de apoio financeiro para os hospitais. As doações podem ser realizadas, por meio de depósito bancário ou boleto. Para mais informações acesse o site http://divinaprovidencia.org.br/coronavirus/#doacoes ou envie um email para Viviane Cristina Schuh:  doacoes@divinaprovidencia.org.br ou ligue Tel: (51) 3320.6000 Ramal: 6502.

sitedivinacovid

 

VEJA TAMBÉM