Estatísticas e Análises | 30 de maio de 2016

Secretaria da Saúde do RS comemora sucesso na campanha de vacinação

Cobertura foi de 90% da população de risco
Secretaria da Saúde do RS comemora sucesso na campanha de vacinação

A atualização dos dados do boletim epidemiológico da Influenza e Dengue e os resultados da Campanha de Vacinação contra a Gripe foram apresentados pelo secretário estadual da saúde, médico João Gabbardo dos Reis, na manhã de segunda-feira, 30, em coletiva de imprensa.

“A campanha da vacinação em 2016 foi um sucesso, pois alcançamos uma cobertura de 90% da população estimada”, afirmou Gabbardo. O único grupo que a meta não foi atingida foi o das gestantes.

Ele destacou que mais de um terço da população gaúcha, os que formam os grupos mais vulneráveis, já está imunizada contra a gripe faltando três semanas para o início do inverno.

Gabbardo também avaliou que, graças ao planejamento da campanha feito pela SES/RS e Ministério da Saúde, com a participação dos municípios, a vacinação transcorreu de forma tranquila. “Não houve crise nem desabastecimento de doses”, concluiu.

Dados

A SES/RS divulgou ainda, dados da Influenza, Dengue, zika, chikungunya e microcefalia. Porto Alegre – cidade com maior concentração de pessoas -, apresenta o maior número de óbitos e casos relativos à influenza, 12 e 117 respectivamente. Viamão e Capela de Santana aparecem como as localidades com mais casos, 18. Se em Capela não ocorreram mortes, Viamão apresentou até o momento 3 óbitos. Um total de 72 pessoas morreram no Estado, sendo que destas, 52 pertenciam ao grupo de risco da doença, ou apresentavam comorbidades. Foram notificados um total de 384 casos.

Já a dengue teve quase o dobro de diagnósticos e notificações em relação a 2015. Frederico Westphalen, com 414 casos, é a cidade que mais preocupa. Cinco novos casos de zika foram notificados, sendo três confirmados. No RS, já são 40 casos, sendo 14 deles autóctones (contraídos no próprio Estado).

Acesse os boletins:

Influenza

Dengue, zika, chikungunya e microcefalia

 

 

VEJA TAMBÉM