Gestão e Qualidade | 26 de junho de 2019

Secretaria da Saúde de Porto Alegre e Grupo Hospitalar Conceição potencializarão atendimento pediátrico

Emergência do Hospital Criança Conceição receberá mais profissionais a partir do dia 1º de julho
Ação da Secretaria da Saúde de Porto Alegre com GHC potencializará atendimento pediátrico do Hospital Criança Conceição

Foi desencadeada no dia 21, em reunião realizada na diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), mais uma ação integrada do GHC e Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre, visando potencializar o atendimento de menores de 14 anos em casos de urgência, no Hospital Criança Conceição (HCC).


Com esta medida, os profissionais que atuavam na Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar atuarão, a partir do dia 1º de julho, na Emergência do HCC localizada, na Rua Alvares Cabral, 565, com plantão 24h.


Os gestores do GHC e da prefeitura identificaram aumento no tempo de espera por leito hospitalar para as crianças atendidas pela UPA, bem como, superlotação da sala de observação que dispõe de apenas quatro leitos. A mudança visa agilizar diagnósticos, abreviar tempo de espera por leito, garantir maior segurança e melhor estrutura para o atendimento.

Segundo o GHC, com a medida, o atendimento e diagnóstico dos pequenos pacientes serão agilizados, durante o inverno e oscilações de temperaturas. Além disso, a UPA Moacyr Scliar terá a sua área de atendimento de adultos ampliada com o novo modelo, informou o diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição, Francisco Zancan Paz.

A melhora e bem estar dos pacientes foi o principal motivo da reestruturação dos atendimentos pediátricos de urgência e emergência, que serão realizados pela unidade hospitalar de referência localizada, na mesma região e proximidade com a UPA da Zona Norte.

Estiveram presentes na reunião, o diretor técnico do Grupo Hospital Conceição, Francisco Paz, o gerente de Interunidades de Emergências do GHC, Alexandre Bessil, a gerente da UPA Moacyr Scliar, Jaqueline Cesar Rocha, a gerente das Unidades de Internação do Hospital Criança Conceição, Lúcia Osório, o coordenador da Emergência do HCC, Fábio Luis Sechi, o assessor de imprensa do GHC, Ocimar Pereira, o diretor de Atenção Hospitalar e Urgências da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), João Marcelo Lopes Fonseca, o diretor de comunicação da SMS, Neemias Freitas e o enfermeiro Roibison Portela Monteiro, da coordenadoria de Urgências da SMS.

Saúde divulga números sobre aumento da demanda por emergências

O aumento da busca por serviços de urgências e emergências é uma preocupação da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. O órgão municipal emitiu nota, no dia, 22 de maio, para comunicar o registro atípico de aumento de busca por serviços de urgência e emergência na capital. Os locais estão operando no limite da capacidade técnica.

Na sexta-feira, 24 de maio, as equipes de atenção hospitalar e regulação finalizaram a análise dos números, comparando os dados de abril e maio de 2018 e 2019. “Nos últimos 30 dias houve um aumento de 106% nos encaminhamentos por problemas respiratórios e 88% de solicitações vindas de outros municípios quando comparado a 2018, o que vem causando o grande número de busca por atendimentos na rede de emergência”, destaca o secretário municipal de saúde, Pablo Stürmer.

 

Com informações Ocimar Pereira e Otávio Silva (Texto e Foto)/Assessoria de Imprensa GHC. Edição Setor Saúde. 

VEJA TAMBÉM

Verde, amarelo e vermelho: hospital rotula alimentos e aumenta venda de produtos saudáveis

Um recente estudo divulgado no JAMA Network Open (produzido pela Associação Médica Americana), realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), localizado em Boston (EUA), mostrou que inserir rótulos nos produtos alimentares em um refeitório hospitalar pode auxiliar na educação alimentar dos funcionários. Os resultados demonstraram a redução de “calorias compradas” pelos colaboradores e o aumento da venda
MERCADO

Centro Clínico Gaúcho contrata dois novos executivos

A operadora de planos de saúde Centro Clínico Gaúcho (CCG) anunciou a contratação de dois novos executivos. Mauro Medeiros Borges assume a diretoria executiva de operações, e Fábio Bernal Rossetto, a diretoria executiva financeira. Borges é médico e tem experiência em gestão no mercado hospitalar e de planos de saúde. Rossetto é economista com pós-graduação e experiência em gestão empresarial,
SEMINÁRIOS DE GESTÃO

Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde com inscrições abertas

As inscrições para a terceira edição do Seminários de Gestão com o tema Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde, já estão abertas. O evento ocorrerá no dia 2 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas através deste link (inscrições realizadas até o dia 24/07, possuem desconto). Para a inscrição