Secretaria da Saúde de Porto Alegre e Grupo Hospitalar Conceição potencializarão atendimento pediátrico
Emergência do Hospital Criança Conceição receberá mais profissionais a partir do dia 1º de julho
Foi desencadeada no dia 21, em reunião realizada na diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), mais uma ação integrada do GHC e Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre, visando potencializar o atendimento de menores de 14 anos em casos de urgência, no Hospital Criança Conceição (HCC).
Com esta medida, os profissionais que atuavam na Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar atuarão, a partir do dia 1º de julho, na Emergência do HCC localizada, na Rua Alvares Cabral, 565, com plantão 24h.
Os gestores do GHC e da prefeitura identificaram aumento no tempo de espera por leito hospitalar para as crianças atendidas pela UPA, bem como, superlotação da sala de observação que dispõe de apenas quatro leitos. A mudança visa agilizar diagnósticos, abreviar tempo de espera por leito, garantir maior segurança e melhor estrutura para o atendimento.
Segundo o GHC, com a medida, o atendimento e diagnóstico dos pequenos pacientes serão agilizados, durante o inverno e oscilações de temperaturas. Além disso, a UPA Moacyr Scliar terá a sua área de atendimento de adultos ampliada com o novo modelo, informou o diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição, Francisco Zancan Paz.
A melhora e bem estar dos pacientes foi o principal motivo da reestruturação dos atendimentos pediátricos de urgência e emergência, que serão realizados pela unidade hospitalar de referência localizada, na mesma região e proximidade com a UPA da Zona Norte.
Estiveram presentes na reunião, o diretor técnico do Grupo Hospital Conceição, Francisco Paz, o gerente de Interunidades de Emergências do GHC, Alexandre Bessil, a gerente da UPA Moacyr Scliar, Jaqueline Cesar Rocha, a gerente das Unidades de Internação do Hospital Criança Conceição, Lúcia Osório, o coordenador da Emergência do HCC, Fábio Luis Sechi, o assessor de imprensa do GHC, Ocimar Pereira, o diretor de Atenção Hospitalar e Urgências da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), João Marcelo Lopes Fonseca, o diretor de comunicação da SMS, Neemias Freitas e o enfermeiro Roibison Portela Monteiro, da coordenadoria de Urgências da SMS.
Saúde divulga números sobre aumento da demanda por emergências
O aumento da busca por serviços de urgências e emergências é uma preocupação da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. O órgão municipal emitiu nota, no dia, 22 de maio, para comunicar o registro atípico de aumento de busca por serviços de urgência e emergência na capital. Os locais estão operando no limite da capacidade técnica.
Na sexta-feira, 24 de maio, as equipes de atenção hospitalar e regulação finalizaram a análise dos números, comparando os dados de abril e maio de 2018 e 2019. “Nos últimos 30 dias houve um aumento de 106% nos encaminhamentos por problemas respiratórios e 88% de solicitações vindas de outros municípios quando comparado a 2018, o que vem causando o grande número de busca por atendimentos na rede de emergência”, destaca o secretário municipal de saúde, Pablo Stürmer.