Saúde emocional: um caminho para a psicologia
Terapias que regulam o transtorno de humor de forma natural ganha espaço entre especialistasUm método utilizado por profissionais da saúde de França, Bélgica e EUA tem buscado, de forma natural, o controle dos transtornos de humor. A saúde emocional, segundo essa corrente, está no centro de muitas terapias e pode ser o principal caminho a ser seguido pela psicologia.
A técnica para lidar com essa espécie de abandono dos sentimentos já foi adotada por 600 profissionais (psiquiatras e terapeutas de origens variadas) dos três países e é considerada uma “auto-limpeza emocional”. Ao invés de entrar em conflitos emocionais (uma discussão, por exemplo), a idéia é que a pessoa vá para um ambiente seguro e confortável, onde será possível tomar consciência de suas sensações físicas, como palpitação cardíaca, sufocamento, entre outros. Em seguida, é preciso deixar que os sentimentos cresçam e desapareçam, num processo que não pode ultrapassar os três minutos.
O resultado é uma capacidade natural do indivíduo em liberar as emoções desagradáveis como medo, raiva e vergonha. “Essa corrente já representa algo em torno de cinco e dez mil sessões todos os dias”, observa a psicoterapeuta parisiense Márcia Bénitah, em entrevista ao jornal Le Figaro.
A base do tratamento está no trabalho do pesquisador francês Luc Nicon, conhecido pelo livro em que desenvolve a Técnica de Identificação de Medos Inconscientes. Sua segunda obra, que ganha ênfase com esse grupo de especialistas, aborda o papel essencial dos sentidos para curar as emoções.
Márcia Bénitah lembra que cada pessoa tem sua própria estratégia para combater emoções negativas, desde o silêncio para oprimir a raiva até atos mais enérgicos e de consequências sérias. “Não faça nada, deixe passar essa tempestade extremamente difícil e perturbadora”, analisa a psicoterapeuta. “Essa é a estrada real para a dissolução de emoções negativas”, conclui.