Mundo | 8 de novembro de 2013

Saúde da gengiva está ligada às artérias

Estudo mostra relação entre os cuidados bucais e o desenvolvimento de aterosclerose
Gengivas saudáveis

Determinadas bactérias periodontais, que podem causar inflamações como um sangramento durante a escovação ou uma doença mais grave, como a periodontite, podem ser sinal de algo mais grave. A taxa de bactérias patogênicas na boca tem um impacto sobre o sistema cardiovascular.

Segundo recente estudo da Universidade de Columbia (EUA), os danos vão além da boca e se disseminam aos poucos no organismo. “Há vários estudos que sugerem uma ligação entre a doença periodontal e a cardiovascular”, garantiu o dr. Olivier Meilhac, diretor de pesquisas do Inserm, em reportagem do jornal Le Figaro. Porém, com fatores de risco comum entre as patologias (como obesidade, tabagismo e diabetes, entre outros), a relação causal é difícil de ser estabelecida.

Durante três anos os pesquisadores de Columbia analisaram 420 pacientes (com idade na média dos 68 anos) e encontraram uma forte ligação entre a quantidade de bactérias na placa dentária e o desenvolvimento da aterosclerose através da medição de ultra-som da espessura da parede das artérias carótidas no pescoço.

Dr. Meilhac conseguiu provar, através de pesquisas, que poderia acelerar a aterosclerose em ratos expondo os animais a uma bactéria (Porphyromonas gingivalis) causadora de periodontite. “Encontramos vestígios da bactéria em placas de aterosclerose que obstruem os vasos sanguíneos”, afirmou o pesquisador.

VEJA TAMBÉM