Santa Casa inicia obra da nova Emergência SUS no Hospital Dom João Becker
Estrutura em Gravataí (RS) passará dos atuais 405m² para 1.240m² e número de leitos chegará a 24, ante os nove disponíveis atualmenteA Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre iniciou nesta quarta-feira (3) a obra da nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker, em Gravataí (RS). A instituição detalhou detalhes do projeto em evento com a presença de membros da direção da Santa Casa, do prefeito Luiz Zaffalon, do governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, da secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, do deputado federal Danrlei de Deus, da deputada estadual Patrícia Alba e de demais autoridades políticas, empresariais e da sociedade civil.
O prazo de entrega é de doze meses, sendo que ao final da construção o setor de urgência do Dom João Becker irá triplicar de área física. A Santa Casa trabalha ainda para entregar a nova UTI do Hospital no mês de dezembro deste ano, mais uma ação de uma série de melhorias programadas para o Dom João Becker.
Referência em Gravataí e região
A estrutura irá passar dos atuais 405m² para 1.240m² e dos nove para 24 leitos, além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial. Para o diretor geral da Santa Casa, Júlio Matos, a nova Emergência SUS do Dom João Becker é um marco para a Santa Casa e para o município de Gravataí. “De nossa parte, vemos mais uma etapa de consolidação de um projeto de fazer do Becker uma referência na cidade e na região, verdadeiramente ampliando e qualificando os processos assistenciais para toda a população, em especial aos usuários do Sistema Único de Saúde”, comenta.
Júlio Matos também agradeceu os “determinantes apoios da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal de Gravataí, assim como do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e de parlamentares da Bancada Federal Gaúcha, uma soma de esforços que mudará o patamar da saúde do município de Gravataí”.
Para o prefeito, Luiz Zaffalon, o início da obra da Nova Emergência SUS do Dom João Becker reforça o compromisso da instituição com a cidade. “Gravataí precisa de um hospital maior e esta obra representa exatamente isso: a construção de um hospital do tamanho da nossa cidade”, ressaltou.
Como destacou o vereador Alan Vieira, presidente da Câmara Municipal de Gravataí, a ampliação da Emergência SUS representa a efetiva chegada da Santa Casa na comunidade de Gravataí. “É com ela que a comunidade vai conseguir enxergar todo o investimento que já vem sendo realizado pela instituição, mas que agora ficará visível aos olhos da nossa população. A expectativa para usufruir da nova estrutura e dos novos equipamentos já é muito grande dentro da comunidade”, disse.
De acordo com o superintendente do Hospital Dom João Becker, Antônio Weston, o início da construção é mais uma etapa positiva na qualificação do serviço de saúde em Gravataí. “Atualmente, mais de 80% das consultas em nosso hospital são de pronto atendimento, o que dá dimensão da importância desse serviço para o município”, informa. Em recente prestação de contas pública, realizada na Câmara Municipal, a Santa Casa divulgou que em três anos foram mais de 380 mil consultas no Becker, sendo 313 mil na emergência.
Além do prefeito e demais agentes políticos e empresariais parceiros, Antônio Weston destaca o apoio dos vereadores de Gravataí, que “cederam suas economias para essa obra que tem profundo impacto social”. Ao todo, a Câmara Municipal destinou mais de R$ 3 milhões para a construção, recursos obtidos com a redução de despesas administrativas do parlamento ao longo de 2021. O custo total para a criação da Nova Emergência SUS do Dom João Becker é de R$ 10,6 milhões.
Crédito das fotos: Carol Fornasier (Santa Casa) e Itamar Aguiar (Palácio Piratini)