Gestão e Qualidade | 16 de novembro de 2020

Santa Casa de Porto Alegre realiza mutirão de cirurgias urológicas para pacientes SUS

O critério para a escolha dos pacientes se deu pelo tempo de espera na fila do SUS, somado à gravidade dos sintomas
Novembro Azul Santa Casa de Porto Alegre realiza mutirão de cirurgias urológicas para pacientes do SUS

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou, no sábado (14), mutirão de cirurgias urológicas destinadas a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação, que integra o Novembro Azul do complexo hospitalar, teve como objetivo reduzir a fila de espera por procedimentos de ressecção endoscópica de próstata e prostatectomia suprapúbica.


De acordo com o chefe do Serviço de Urologia da Santa Casa e coordenador do mutirão Ernani Rhoden, estes procedimentos “beneficiam os pacientes a partir do alívio dos sintomas urinários obstrutivos, reduzem a possibilidade de o paciente não utilizar sonda vesical de demora”. Ainda, segundo o médico, de março a setembro deste ano, a Santa Casa deixou de realizar 50 procedimentos como estes devido à pandemia, “por isso, optamos em organizar a equipe e operar, em um mesmo dia, 10 pacientes, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida a eles o mais breve possível”.


O critério para a escolha dos pacientes se deu pelo tempo de espera na fila do SUS, somado à gravidade dos sintomas. Atualmente, 200 pessoas aguardam por estes procedimentos na Santa Casa. O mutirão de cirurgias urológicas da Santa Casa teve como coordenador auxiliar o médico urologista Lauro Beltrão e mobilizou em torno de 10 pessoas, de diferentes áreas de atuação hospitalar.



VEJA TAMBÉM