SAGE traz informações sobre a situação da saúde brasileira
Disponibilizado pelo portal do Ministério da Saúde, a página na internet pode auxiliar na tomada de decisão do gestor
Com o intuito de disponibilizar informação e gerar conhecimento, a Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE) agrupa indicadores como redes e programas do governo e dados sociodemográficos, entre outros. O visitante pode fazer diversas buscas por região ou município. Conheça as áreas do site:
Redes e Programas: Apresenta informações para o acompanhamento das ações das redes prioritárias de saúde do governo: Conte com a Gente (saúde mental); da Mulher; Mais Perto de Você (Atenção Básica); Não tem Preço (assistência farmacêutica); Toda Hora (urgência e emergência).
Atenção à Saúde: Possibilita o acompanhamento das metas físicas, coberturas e repasses financeiros relacionados às principais ações e programas do Ministério da Saúde.
Sociodemográfico: Apresenta aspectos socioeconômicos, demográficos e territoriais que permitem identificar a situação conjuntural brasileira. Reúne dados políticos de estados e municípios, bem como as representações no poder Legislativo e sua atuação na área da saúde, por meio de emendas e convênios.
Situação de Saúde: Disponibiliza indicadores epidemiológicos e operacionais relacionados a doenças e agravos caracterizados como problema de saúde pública. Auxilia na elaboração de análises contextuais utilizadas na formulação de políticas e na avaliação de intervenções específicas no campo da saúde.
Gestão e Financiamento: Aborda a execução orçamentária do Ministério da Saúde, por unidade orçamentária, programas e ações. Informa os limites financeiros por empenho e por fontes de recurso. Detalha a situação de convênios e apresenta as transferências fundo a fundo, particularizando os repasses financeiros. Exibe informações sobre estabelecimentos e profissionais de saúde em atuação no SUS. Mostra indicadores de processo e resultados do monitoramento do Pacto pela Saúde. Disponibiliza os dados referentes ao processo de gestão, à descentralização e ao controle social.
Para acessar a página, clique aqui.