RS anuncia pagamento de custos de 47 novos leitos de UTI e entrega de 130 mil testes rápidos para Covid-19
Anúncios foram feitos na quinta-feira (28)O governo do Rio Grande do Sul repassará valores a sete hospitais gaúchos para cobrir o custo de 47 leitos. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite nesta quinta-feira (28), durante transmissão ao vivo nas redes sociais. Ainda na quinta-feira, o RS anunciou a disponibilização de 130 mil testes rápidos para diagnóstico da Covid-19.
Custeio dos leitos
Eduardo Leito confirmou que sete municípios gaúchos – Capão da Canoa, São Sebastião do Caí, São Gabriel, Espumoso, Passo Fundo, Erechim e Soledade, tem garantido o custeio de 47 leitos. Os leitos já estão prontos – com aparelhos e equipes médica e de enfermagem à disposição –, mas ainda não foram habilitados pelo governo federal. A diária de cada leito é de R$ 1,6 mil.
“Estamos ampliando nossa capacidade de UTI em mais de 60%. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique sem atendimento. Enquanto os leitos não forem habilitados pelo Ministério da Saúde, viabilizaremos esse custo”, disse Leite.
No início de maio, o governador havia anunciado que o Estado faria o aporte dos recursos necessários para a habilitação de 139 leitos estaduais, distribuídos em 18 hospitais. No dia 19 de maio, o governo federal fez o repasse, em parcela única, de R$ 34,8 milhões, possibilitando a habilitação desses 139 leitos de UTI. O restante do valor foi repassado a outros 131 leitos de hospitais com gestão plena, ou seja, sob gestão municipal.
Número de leitos custeados em cada hospital
1 leito – Hospital Santa Luzia – Capão da Canoa
5 leitos – Hospital Sagrada Família – São Sebastião do Caí
5 leitos – Hospital Santa Casa de São Gabriel – São Gabriel
5 leitos – Hospital Notre Dame São Sebastião – Espumoso
20 leitos – Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo
5 leitos – Hospital Santa Terezinha – Erechim
6 leitos – Hospital de Caridade Frei Clemente – Soledade
130 mil testes rápidos
O governador anunciou ainda o repasse aos municípios gaúchos de mais 130 mil testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. A remessa começará a ser enviada na sexta-feira (29), obedecendo a critérios populacionais e epidemiológicos. “Sabemos que a política de testagem da população é muito importante, algo mundialmente reconhecido, e seguimos nosso desafio de ampliar a capacidade de monitoramento do avanço do coronavírus no Rio Grande do Sul”, ponderou o governador em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (28).
ss
De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o Estado já enviou 348 mil testes rápidos aos municípios e às Coordenadorias Regionais de Saúde. “A prioridade para a realização dos testes segue a mesma: profissionais da saúde, da segurança e do serviço penitenciário, idosos com comorbidades, pessoas com mais de 50 anos e motoristas de transporte público e de carga”, explicou.
Instituições de Longa Permanência de Idosos
Pessoas que residam com quem teve confirmação laboratorial para Covid-19 (contactantes domiciliares), incluindo as situações quando se identifica um caso em instituições de longa permanência de idosos (ILPI), também são prioritárias para testagem.
Todos os 497 municípios gaúchos receberão um lote mínimo de testes rápidos, que foram enviados ao Estado pelo Ministério da Saúde. A eles cabe a responsabilidade de concluir a inclusão de diagnósticos positivos no sistema do E-SUS Notifica, para que o caso passe a ser computado nos dados oficiais da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde.
Critérios para distribuição dos testes aos municípios:
Quantidade de profissionais da saúde
População acima de 50 anos
Municípios com casos confirmados para Covid-19
Municípios com novos casos confirmados para Covid-19 que não haviam recebido caixas por esse critério nas remessas anteriores
Número de leitos para atendimento a síndromes gripais