Estatísticas e Análises, Mundo | 17 de julho de 2015

Risco de AVC ao utilizar antidepressivos e analgésicos conjuntamente

Estudo com uma base de 4 milhões de pacientes pede atenção especial a este grupo
Risco de AVC ao utilizar antidepressivos e analgésicos conjuntamente

O uso de antidepressivos conjuntamente com analgésicos está associado ao aumento de hemorragia intracraniana (acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos) logo após o início do tratamento. Um estudo publicado no The British Medical Journal (BMJ), comparou os riscos de hemorragia intracraniana em pacientes tratados com antidepressivos e drogas anti-inflamatórias não-esteroides (AINEs), com os doentes tratados apenas com antidepressivos. Os AINEs são amplamente vendidos no mercado, como aspirina, naproxeno e ibuprofeno.

Os investigadores com sede na Coreia do Sul usaram informações de bancos de dados coreanos de 1° de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2013. Foram analisados 4.145.226 indivíduos a quem tinham sido prescritos antidepressivos pela primeira vez. Os pesquisadores tiveram também acesso às prescrições dos analgésicos e aos registros hospitalares para identificar as admissões por hemorragia intracraniana, durante o mês após uma nova prescrição.

O estudo apurou que, comparativamente com o uso isolado de antidepressivos, a combinação com analgésicos foi associada a um risco aumentado de hemorragia. Não foram detectadas diferenças estatisticamente significativas no risco de hemorragia entre diferentes tipos de antidepressivos ou idade. Os pacientes do sexo masculino foram aqueles que apresentaram um risco mais elevado.

Os investigadores ressaltaram que os resultados podem ter sido afetados por fatores não medidos ou desconhecidos, ou seja, devem ser interpretados com alguma cautela. No entanto, as informações sugerem que é necessário dar atenção especial aos pacientes que tomam estes dois fármacos conjuntamente.

VEJA TAMBÉM