Revista internacional publica artigo produzido por neurologistas do São Lucas
A esclerose múltipla e a neuromielite óptica e o papel das células Th17Em fevereiro de 2016, artigo produzido por integrantes do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) foi publicado na revista Mediators of Inflammation. Com o tema “O papel das células Th17 na esclerose múltipla (EM) e na neuromielite óptica (NMO): implicações fisiopatológicas e terapêuticas”, o trabalho foi desenvolvido pelo médico residente Giordani Passos e pelos neurologistas do HSL Douglas Kazutoshi Sato e Jefferson Becker, em parceria com o professor da Universidade de Tohoku (Japão) Kazuo Fujihara.
A esclerose múltipla e a neuromielite óptica são doenças neurológicas que atingem pessoas jovens, principalmente entre 20 e 40 anos. Elas surgem a partir de alterações no sistema imunológico, que passa a atacar componentes do sistema nervoso central causando inflamação em pontos como cérebro, nervos ópticos e medula espinhal. Entre os sintomas estão dificuldade para caminhar, falta de coordenação motora, perda de força e de sensibilidade e alterações na visão.
Compreender melhor as células e substâncias envolvidas em cada doença é essencial na busca por novos tratamentos, mais eficazes e com menos efeitos colaterais. “A neurologia está cada vez mais perto de ter uma compreensão ampla sobre esses casos e estamos entrando em uma fase de testar e oferecer novos tratamentos. Alguns medicamentos que combatem diretamente substâncias produzidas pelas células Th17 estão em fase de pesquisa, com efeitos benéficos”, explica Passos.