Residente do Hospital Moinhos de Vento recebe bolsa para participar de Congresso na Europa
Profissional do Serviço de Gastroenterologia acompanhará evento que acontece em Copenhague, na Dinamarca, de 14 a 17 de outubro.Uma experiência única será vivenciada pela médica residente do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Moinhos de Vento, Sophia Andreola Borba, contemplada com uma bolsa internacional para participar do Congresso Europeu de Gastro (United European Gastroenterology – UEG). A programação será realizada de 14 a 17 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca, espaço no qual pesquisadores do mundo todo irão apresentar as últimas descobertas da especialidade.
Na expectativa da viagem, Sophia conta que essa será a primeira vez que participa de um congresso internacional fora do país. “É um evento que oportunizará o contato com profissionais de primeiro mundo, além de networking com gastroenterologistas em treinamento de outros países em desenvolvimento, assim como o Brasil. Será ainda um espaço para melhorar a prática médica e não só estudar a parte técnica, mas também saber de que forma cada lugar enfrenta as adversidades que vai encontrando”, observa. Sophia conta ter sido uma surpresa ser escolhida e que, quando viu a oportunidade para países em desenvolvimento, fez a inscrição. “Foi bem inesperado, não imaginava que fossem me escolher”, finaliza.
PUBLICIDADE
Forte ligação entre o serviço de gastro e especialidades afins
A bolsa é destinada a profissionais de países em desenvolvimento (com IDH < 0.8) e, para participar, a residente teve participação ativa em atividades e mentorias disponibilizadas pela organização do evento, além de carta de motivação do candidato e do chefe de serviço da área.
O chefe do Serviço de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva, Fernando Wolff, destaca o trabalho realizado com os residentes do Hospital Moinhos de Vento. “Temos uma residência de excelência que consegue integrar muito bem a parte prática do atendimento em nível ambulatorial com ambulatórios específicos das subespecialidades. Disponibilizamos atendimento a pacientes internados com as mais diferentes patologias e uma formação muito consistente nas áreas de endoscopia e colonoscopia”, esclarece Wolff.
O especialista destaca ainda a forte ligação entre o serviço de gastro e especialidades afins, como a oncologia e a cirurgia digestiva. “Por meio de reuniões semanais, conseguimos que o residente fique integrado e entenda os diversos aspectos das doenças que envolvem essas múltiplas especialidades”, observa.
Residência Médica no Moinhos
Desde 2003, profissionais de todo o país participam da Residência Médica do Hospital Moinhos de Vento. Atualmente, são 17 programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, dos quais 15 estão ativos. O programa contempla as seguintes áreas: Cardiologia, Clínica Médica, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Infectologia, Medicina de Emergência, Medicina Intensiva, Nefrologia, Neurologia, Oncologia Clínica, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Pneumologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Reumatologia.