Rede de medicina diagnóstica Quest no Brasil em 2018
Primeira unidade física da empresa em solo brasileiro será em São Paulo
A rede de medicina diagnóstica norte-americana Quest abrirá seu primeiro laboratório no Brasil no início de 2018. A entrada de estrangeiros neste segmento com uma unidade física é considerada pioneira. O empreendimento da Quest, com sede em São Paulo, será uma joint venture com a Labet. As empresas dos Estados Unidos dominam o setor no mundo.
O foco inicial serão exames toxicológicos, exigidos por lei desde 2015 para motoristas profissionais. O procedimento vinha sendo feito à distância, com amostras de brasileiros enviadas pela Labet aos laboratórios da Quest nos EUA, mas sem nenhuma unidade física em solo pátrio.
A rede atende mais da metade dos hospitais nos Estados Unidos e fornece assistência médica para mais de 250.000 contas de médicos e hospitais ao redor do mundo. A Quest define seus serviços como “o fornecimento de exames modernos e inovadores para melhorar o atendimento a pacientes e transformar as informações em conhecimento e idéias”. A empresa já entregou mais de 20 bilhões de resultados de exames na última década.
Mercado Brasileiro
A Quest pode representar um desafio para os grandes laboratórios brasileiros, como Dasa, Fleury, Alliar e Hermes Pardini. As brasileiras vêm se preparando para o desafio de atualização tecnológica em meio a uma série de outras pressões relacionadas a custo na cadeia de saúde privada. O reforço estrangeiro teria ainda um empurrãozinho no fato de um grande plano de saúde – fonte pagadora dos exames – ser hoje norte-americana: a UnitedHealth. A empresa, que é dona da Amil, conhece e trabalha com as gigantes de diagnóstico fora do Brasil.