Tecnologia e Inovação | 28 de agosto de 2013

Radioterapia com avançada tecnologia no Mãe de Deus

Instituto do Câncer instala o acelerador linear Trilogy
Radioterapia com avançada tecnologia no Mãe de Deus

Foi inaugurada na noite da última terça-feira, 27, a nova área e os novos equipamentos do Centro de Radioterapia do Hospital Mãe de Deus. A cerimônia, com mais de uma centena de presentes, foi coordenada pelo oncologista clínico Carlos Barrios, titular do Instituto do Câncer da instituição, que destacou a importância de trilhar o caminho da modernidade em prol do melhor atendimento aos pacientes.

A principal novidade é o Trilogy, moderno equipamento de radioterapia que permite aplicar técnicas avançadas na terapia contra o câncer. Desenvolvido pela empresa norte-americana Varian, líder mundial na área, o equipamento pode substituir um tratamento de cerca de 30 dias por uma única sessão.

Dr. Fernando Obst, rádio-oncologista do HMD e coordenador do setor, lembra que o avanço não se dá apenas pela compra de novas tecnologias. “O Centro de Radioterapia investiu não só na aquisição de um completo equipamento de radioterapia, mas ampliou as instalações, construiu um centro cirúrgico de pequeno porte e qualificou os softwares e hardwares dos equipamentos já existentes”, declarou.

A Irmã Lúcia Boniatti, presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, ressaltou a importância da modernização. “São etapas necessárias pelas quais precisamos passar. Temos um aparelho de última geração, poderemos atender melhor os nossos pacientes. Queremos dar uma resposta cada vez mais significativa”.

Além de aumentar a capacidade de atendimento, o Trilogy moderniza os serviços do HMD na medida em que oferece tecnologias até então inéditas. Dr. Obst salienta que haverá melhora no atendimento, maior agilidade e precisão nos tratamentos. A nova ferramenta e o novo setor requerem uma adequação por parte dos profissionais envolvidos. Dr. Obst lembra que “hoje esse serviço conta com médicos rádio-oncologistas e físicos com formação em física médica, que sabem lidar com essa tecnologia. O investimento implica também em muito treinamento da equipe em todas as esferas, desde técnicos em radiologia até o corpo médico”,concluiu.

Além da nova aparelhagem, o Centro de Radioterapia renovou a unidade de braquiterapia e modernizou as instalações dos consultórios e salas de espera. Todos os serviços já estão disponíveis para os pacientes do Hospital Mãe de Deus.

Mais informações sobre o Trilogy, da Varian:

– Sistema IGRT (Image Guided Radiation Therapy, ou “radioterapia guiada por imagem”): Um dispositivo denominado On Board Imager (OBI) integrado ao acelerador faz tomografias do paciente antes do inicio do tratamento, possibilitando a conferência diária da sua posição na máquina. Segundo informações do dr. Fernando Obst, esta tomografia pode ser comparada à tomografia prévia do paciente, sobre a qual foi realizado o planejamento do tratamento radioterápico, possibilitando correção da posição praticamente em tempo real.

– Gating Respiratório: Sistema instalado no tomógrafo onde são feitas imagens prévias à sessão de radioterapia e no aparelho de tratamento. Willian Trinca, físico do serviço de radioterapia do HMD, explica mais detalhes: ” O acessório permite monitorar o ciclo ventilatório do paciente e entender como, por exemplo, um tumor de pulmão se movimenta ao longo deste ciclo. Desta forma, podemos programar o equipamento para irradiar apenas quando o tumor estiver na posição que desejamos, ou seja, o feixe de radiação “liga e desliga”, sendo acionado apenas quando a “mira” está “correta”, garantindo precisão e segurança de não estarmos irradiando tecido sadio”. Restringir o número de aplicações é indicado para tratamento de casos como o de câncer de pulmão.

– Rapid Arc: As ferramentas, somadas, permitem a aplicação da radioterapia com arco volumétrico, técnica que alia rapidez e precisão, reduzindo o tempo diário de tratamento, trazendo mais conforto ao pacientes e reduzindo o risco de movimentação durante a sessão. A aplicação da dose pode ser feita em apenas dois minutos, diferentemente dos mais de 20 minutos necessários usualmente.

VEJA TAMBÉM