Próteses da Ceraver são retiradas do mercado
Produtos da multinacional francesa não tinham certificação de acordo com as normas européiasA fabricante francesa de próteses articulares Ceraver está sendo investigada pela Agência Nacional de Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde (ANSM). Próteses de joelho e quadril foram retiradas do mercado. O motivo é a fabricação de material fora dos padrões compatíveis às normas europeias (CE).
Conforme afirmou o vice-diretor da ANSM, François Hébert, para o jornal Le Parisier, “cerca de 650 pacientes possuem próteses não certificadas”. Os registros foram feitos em 60 diferentes hospitais da França. O perigo apontado pela ANSM é um revestimento antibacteriano que, em 2011, apresentou resultados preocupantes em testes de laboratório feitos com ratos, quando 50% dos animais morreram. A empresa também é acusada de realizar testes em humanos sem permissão.
Em sua defesa, a Ceraver garante que as mudanças nos produtos são pequenas, não oferecem riscos a saúde do paciente, e reconhece que as mesmas estão no mercado ilegalmente (as aplicações ocorreram entre 2009 e 2012) porque a certificação do selo CE leva de um a dois anos para ser dada. A multinacional de 44 anos produz cerca de três mil próteses por ano.