Gestão e Qualidade | 2 de dezembro de 2016

Projetos da Fehosul e Sindihospa para 2017 são apresentados em Seminário

Sucesso de público, Tendências e Inovações em Saúde terá seis edições em 2017
projetos-da-fehosul-e-sindihospa-para-2017-sao-apresentados-em-seminario

Após o encerramento do Seminário de Gestão: Tendências e Inovações em Saúde, realizado no dia 30, em Porto Alegre, com a expressiva participação de mais de 380 participantes, Fernando Torelly, – que também é membro do Conselho de Administração do Moinhos de Vento e diretor da Fehosul -, revelou que “o Seminário de hoje é apenas o início de um grande projeto. ”

A proposta é trazer mais eventos com tendências e inovações. “Ao identificar, organizar e disseminar novas soluções e novos conhecimentos, queremos apoiar a gestão de pessoas, para ter o referencial de liderança, qualificando o segmento”, disse Torelly. Antonio Quinto Neto e Sérgio Ruffini também falaram de novos projetos da Fehosul, como o Fórum de Melhores Práticas e o projeto Incentivos à Acreditação no RS.

“Está havendo mudança de geração e temos que treinar os novos gestores. Vamos buscar as melhores práticas, o estado da arte da gestão. Dirigentes e lideranças de hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, e outros Estados, e mesmo do exterior, estarão aqui mostrando suas melhores práticas”, afirmou Torelly ao divulgar o cronograma e os temas dos próximos Tendências e Inovações em Saúde:

O Futuro do Cuidado do Paciente – Gestão Clínica e Assistencial (Março/2017)

Novas Tecnologias com Impacto nos Resultados dos Tratamentos (Abril/2017)

As Mudanças na Gestão com Impacto nos Resultados e na Satisfação de Colaboradores e Pacientes (Maio/2017) 

Mudanças na Cultura de Qualidade e Segurança dos Pacientes e Profissionais de Saúde (Agosto/2017)

Novas Formas de Remuneração e Sustentabilidade do Setor Saúde (Setembro/2017)

A visão do Futuro Prontuário do Paciente (Outubro/2017)

Já os Comitês Técnicos do Sindihospa, terão a seguinte programação de eventos:

2ª Jornada de Hotelaria (MAIO)

5ª Jornada de Processamento de Produtos para Saúde (AGOSTO)

3º Seminário de Tendências e Riscos da Saúde no Brasil (SETEMBRO)

3ª Jornada de Farmácia Hospitalar (OUTUBRO)

2ª Encontro Nacional de Gestão Ambiental (NOVEMBRO)

Fórum de Melhores Práticas e Projeto Elevação da Qualidade e Segurança na Saúde 

torelly_30_1

Fernando Andreatta Torelly

 

O Sistema Fehosul também lançou o Fórum Melhores Práticas de Gestão em Serviços de Saúde, sob a coordenação do médico Antonio Quinto Neto. Quinto explicou que “o propósito é identificar e estimular as melhores práticas. Incentivar a cultura da excelência e valorizar os colaboradores que desenvolvem as melhores práticas”.

quinto_boas_praticas

Antonio Quinto Neto apresentou o novo Fórum de Boas Práticas da Fehosul

 

Quinto ressaltou que a iniciativa visa “estimular e identificar comportamentos exemplares nas áreas administrativa, de apoio e assistencial (ex: uma técnica, método, processo, atividade ou incentivo que se mostre mais eficaz no alcance de um determinado resultado) que levem a um desempenho superior das organizações de saúde”.

Adicionalmente, e integrado ao Fórum de Melhores Práticas, foi lançado o projeto Elevação da Qualidade e Segurança na Saúde do RS. “São projetos estratégicos de extrema relevância. A sensibilidade da Fehosul com os seus associados e representados, e para com a sociedade gaúcha tem relevância grande no projeto”, considerou o médico Sérgio Ruffini, colaborador da Fehosul, e coordenador do projeto.

Os objetivos são sensibilizar gestores e treinar colaboradores quanto a utilização dos princípios e ferramentas da qualidade, assim como da gestão de riscos; estimular as organizações prestadoras de serviços de saúde a cumprirem padrões de qualidade e segurança; e preparar as organizações prestadoras de serviços de saúde para o Programa Brasileiro de Acreditação, liderado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação.

ruffini_fehosul

“Elevação da Qualidade e Segurança na Saúde do RS” é um projeto paralelo ao Fórum de Boas Práticas

 

“O projeto tem quatro etapas: educação; diagnóstico organizacional; acompanhamento; e avaliação. No final do projeto, as instituições deverão ter condições de ser certificadas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação”, explicou Ruffini.

Ruffini reforçou que o projeto é aberto para todas as instituições de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios), terá a duração de 18 meses para cada ciclo e será integrado por corpo técnico qualificado, composto por profissionais vinculados ao Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde, entidade certificadora da ONA, além de consultores junto ao Ministério da Saúde. A Fehosul irá oferecer subsídios e apoio, sendo que o requisito para participação deverá ser o compromisso institucional e aderência da organização ao projeto.

Cláudio Allgayer, presidente da Fehosul, fala sobre os Tendências e Inovações em Saúde e projetos da Fehosul para 2017.

 

VEJA TAMBÉM