Gestão e Qualidade | 19 de setembro de 2017

Programa Bússola da FEHOESP/SINDIHOSP e ONA tem início com seminários de sensibilização

Primeira edição aconteceu em 2014 e contou com oito clínicas; iniciativa é uma parceira da ONA com o SINDHOSP e a FEHOESP
Programa Bússola tem início com seminários de sensibilização

Capacitar clínicas para a gestão da qualidade e incentivar a acreditação. Esse é o objetivo do Programa Bússola, cuja primeira edição aconteceu durante 2014, com oito clínicas. A novidade para este ano é a inclusão de clínicas de home care. A primeira fase é a de sensibilização e acontece na Grande São Paulo e em cidades do interior do Estado. As inscrições estão abertas e vão até o dia 3 de outubro.

“ Muitas clínicas têm o desejo de obter a certificação da ONA, mas não sabem quais os caminhos devem seguir. Foi com o intuito de orientá-las dando suporte para o alcance da Certificação que surgiu o Programa em parceria com a FEHOESP (Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo), o SINDHOSP (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde no Estado de São Paulo) e o IEPAS (Instituto de Ensino e Pesquisa na Área de Saúde)”, explica Andrea Righi, gerente de certificação da ONA.

Além da etapa da sensibilização, o programa inclui uma fase de diagnóstico nas clínicas participantes, sendo realizada pela Instituição Acreditadora Credenciada pela ONA (IAC), escolhida pelo IEPAS. Em seguida, acontecem os módulos de capacitação ministrados em parceria com o IEPAS. E, por último, a visita para certificação, realizada novamente pela mesma IAC para fins de Acreditação.

O Programa Bussola completo tem duração média de dois anos. A primeira delas, iniciada este mês, é a de sensibilização, em que representantes da ONA e do IEPAS vão circular pelas unidades do SINDHOSP na grande São Paulo e no interior do Estado para falar sobre a importância da gestão da qualidade e da segurança do paciente e como a acreditação pode ajudar nesses processos. Veja o cronograma abaixo.

Após a palestra de sensibilização, os interessados em participar do programa podem se inscrever no processo seletivo por meio de formulário fornecido pelo SINDHOSP. Esses formulários são encaminhados para a ONA para validação da elegibilidade, levando em consideração os critérios do Programa Bússola e da ONA.

Após essa seleção, cada clínica passa por uma visita de Diagnóstico Organizacional. Nela, serão avaliadas a gestão, a qualidade e a assistência ao paciente nas organizações de saúde por meio da aplicação da metodologia ONA.

Ao final da visita é gerado um relatório pelos avaliadores, identificando os pontos de melhoria em que a instituição precisa trabalhar para o alcance da Acreditação pela metodologia ONA.

A partir do resultado dos Diagnósticos Organizacionais são definidos os temas que serão abordados na terceira fase do programa, chamada de capacitação. Nela, os representantes das clínicas participam de aulas nas quais eles têm a chance de tirar dúvidas e comentar as dificuldades para a melhoria dos processos internos de seus estabelecimentos. Serão 4 encontros presenciais, iniciando em fevereiro e com final previsto para maio de 2018.

“A ideia é que os participantes desses encontros retornem às suas organizações, e apliquem os conhecimentos adquiridos promovidos pelas aulas e nas experiências que foram trocadas nesses encontros, implementando ações que preparem a instituição para a acreditação”, explica Righi. A última fase do programa será a visita de acreditação em até 1 ano após o término da capacitação.

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente. É reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Com 18 anos de atuação e mais de 500 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal metodologia de acreditação de saúde do país.

Sua metodologia possui Normas de Avaliações para 13 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços de processamento de roupas para serviços de saúde, programas de saúde e prevenção de riscos, serviços de dietoterapia e de manipulação. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

Serviço:

Programa Bússola 2017

Inscrições: até 03/10/2017

Palestras de sensibilização:

19/09 – Sorocaba
Local: Regional Sorocaba do SINDHOSP

26/09 – Ribeirão Preto
Local: Sede do SINDRIBEIRÃO

27/09 – Campinas
Local: Sede Campinas do SINDHOSP

03/10 – São José dos Campos
Local: Regional São José dos Campos do SINDHOSP

Mais informações: eventos@sindhosp.com.br

Rio Grande do Sul tem projeto semelhante

No Rio Grande do Sul, a FEHOSUL lançou neste ano projeto semelhante, denominado Qualis-RS. A iniciativa gaúcha é fundamentada em pilares do Sistema Brasileiro de Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e de práticas relativas às ações de Segurança do Paciente, conforme preceitos da RDC 36 da ANVISA, bem como de padrões de qualidade e segurança adotados pelo Ministério da Saúde e de reconhecidos organismos internacionais. O QUALIS-RS é dividido em 4 etapas: Educação, Diagnóstico Organizacional, Acompanhamento e Avaliação. O primeiro ciclo (cada ciclo corresponde a 12 meses) termina em agosto de 2018, e reúne 9 instituições de saúde (entre hospitais, clínicas e laboratórios) que preencheram todos os requisitos de elegibilidade dentre as 23 organizações que se candidataram para o projeto.

VEJA TAMBÉM