Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 17 de setembro de 2018

Profissionais debatem a experiência nutricional do paciente no convívio hospitalar

Jornada realizada pelo SINDIHOSPA ocorreu em Porto Alegre
Profissionais debatem a experiência nutricional do paciente no convívio hospitalar

O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) realizou a 4ª edição da Jornada de Nutrição Hospitalar, organizada pelo Comitê de Nutrição da entidade, nesta quarta-feira (12), no Hotel Plaza São Rafael.

No evento, foi lançado o “Manual de Boas Práticas de Lactários”, um guia inédito voltado a profissionais de instituições de saúde que preparam, higienizam e distribuem alimentos lácteos e fórmulas infantis. A coordenadora do grupo organizador, Janete Haider, fez a abertura da Jornada e agradeceu a equipe do comitê pelos dois anos de pesquisa e trabalho.

No início da programação, a nutricionista e professora da UFCSPA Flavia Moraes falou sobre desnutrição e sarcopenia na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A especialista comentou sobre como minimizar o comprometimento de saúde do paciente. “Se eu sei que todo paciente tem risco de diminuir sua massa corporal com a internação, posso introduzir uma terapia nutricional precoce. Quando entra no hospital com desnutrição, temos um caminho desconhecido para percorrer e personalizado conforme seu estado de saúde. Então, o ideal é sempre prevenirmos esse estado”, detalhou.

Elaine Adorne, nutricionista do Hospital São Lucas da PUCRS, falou sobre as práticas em lactário e aproveitou para apresentar ao público o Manual recém lançado. Elaine falou sobre os principais fatores apresentados na publicação como espaço físico, cuidado na produção de fórmulas e identificação das mamadeiras, além de limpeza e gestão da área.

Durante o evento, os palestrantes também falaram sobre nutricoaching, orientações nutricionais para cirurgias plásticas e dietas da moda. O último tema, abordado por Paula Zubiaurre, do Hospital São Lucas, englobou as evidências científicas de dietas como low carb, cetogênica, Atkins, jejum intermitente, mediterrânea e South Beach, muito comentadas pela mídia.

Experiência do paciente

A gastronomia hospitalar foi tratada pela coordenadora do Comitê de Nutrição do SINDIHOSPA, Janete Haider. A profissional falou sobre a experiência do paciente e a importância de ouvir as reclamações e sugestões para aprimorar o serviço prestado, além de apoiar no seu bem-estar do paciente durante o período de internação.

“Devemos ter uma decisão compartilhada nesse quesito. Nem todos têm o mesmo costume em suas refeições. É importante escutar o pedido do paciente, o que não significa atender, mas sim tentar identificar o desejo e oferecer algo que seja bom e igualmente agradável ao seu gosto”, comentou Janete.

Thais Lima, da Braspen (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral), de São Paulo, descreveu como inserir acolhimento e engajamento ao serviço prestado. “É importante que você conheça as necessidades reais do seu paciente. Temos a ideia de que eles querem uma estrutura diferente ou algo que não podemos fornecer, mas geralmente é uma comida simples, um tempero diferente, e que conseguimos promover de alguma forma”.

Thais também comenta por que a comunicação é tão importante para o paciente. “No ambiente hospitalar, muitas vezes o paciente está envolto em sentimentos negativos. Hoje, falamos muito do acolhimento do profissional de saúde, que ele tenha um olhar humanizado para que se tenha uma melhor recuperação”.

Com informações Sindihospa. Edição Setor Saúde. 

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