Gestão e Qualidade | 11 de março de 2022

Procedimento cardíaco inédito nas Américas é realizado no Hospital Divina Providência

Procedimento é chamado de implantação de suporte aórtico externo personalizado, ou PEARS (Personalized External Aortic Root Support)
Procedimento cardíaco inédito nas Américas é realizado no Hospital Divina Providência

Um projeto de pesquisa liderado pelo cirurgião cardiovascular e professor Renato Kalil começou a ser colocado em prática. Como parte dessa proposta, nesta quarta-feira, 9, foi realizado, no Hospital Divina Providência (HDP), o procedimento de implantação de suporte aórtico externo personalizado, ou PEARS (Personalized External Aortic Root Support).

Esta forma de tratar aneurisma de aorta era inédita nas Américas até o momento. Ao invés de substituir a aorta doente, o dispositivo a envolve e reforça externamente. A nova técnica ainda não está disponível no Brasil.

A paciente voluntária, de 31 anos e proveniente de São Paulo, é portadora de dilatação da aorta e de Síndrome de Marfan, um distúrbio genético do tecido conjuntivo que causa anomalias nos olhos, nos ossos, no coração, nos vasos sanguíneos, nos pulmões e no sistema nervoso central. Ela foi selecionada por interesse pessoal e em colaboração com os desenvolvedores ingleses da técnica.

 Equipe

O cirurgião cardiotorácico Conal Austin, do Guys & St. Thomas Hospital de Londres, e o bioengenheiro Tal Golesworthy, criador da prótese sob medida, acompanharam o procedimento, realizado sem intercorrências. Também integraram a equipe os cirurgiões Felipe Salles, Rafael Ceron e Débora Klein, bem como a equipe de cardiologistas do HDP lideradas pelo professor João Carlos Guaragna.

Procedimento cardíaco inédito nas Américas é realizado no Hospital Divina Providência-

A avaliação pós-operatória será contínua, assim como estabelecido protocolo para o prosseguimento e a ampliação do projeto.

Entre as diversas vantagens da cirurgia, realizada com o coração batendo, o professor Kalil cita que não é necessária a circulação extracorpórea.  A principal vantagem está na preservação da estrutura natural da aorta e da valva aórtica. Esta não é substituída. Os tempos de duração da cirurgia e da hospitalização são menores. O paciente pode retornar às atividades normais a partir da consolidação do esterno e não é necessária anticoagulação a longo prazo.


PUBLICIDADE

MV 1503


 

 



VEJA TAMBÉM

Evandro Luis Moraes toma posse como Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS

Em solenidade realizada no auditório do Instituto do Cérebro (InsCer) nesta quarta-feira (19), o novo Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Evandro Luis Moraes tomou posse. Moraes passa a integrar a alta administração ao lado do diretor-adjunto, Irmão Marista Valdícer Fachi; do diretor técnico, Dr. Fabiano Ramos; da diretora assistencial, Profa. Dra. Janete Urbanetto; e

MPRS e Hospital Moinhos firmam parceria pioneira para oferecer cirurgias reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento oficializaram, nesta terça-feira (18), uma atuação conjunta para disponibilizar cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos. Pela primeira vez, uma ação une um hospital de referência e o Ministério Público em um programa que integra conhecimento especializado, responsabilidade social e trabalho voluntário.

FEHOSUL abre inscrições para o SEMINÁRIOS DE GESTÃO que ocorre no dia 5 de dezembro, na AMRIGS

A FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS) e a AHRGS (Associação dos Hospitais do RS), abriram as inscrições para a segunda edição do Seminários de Gestão de 2025.  Com palestrantes de renome e assuntos variados, esta edição discutirá temas como a qualidade, experiência do paciente e valor em saúde; Reforma Tributária e o impacto nos prestadores; inteligência