Primeiro Centro de Atenção Psicossocial com atendimento 24h é inaugurado em Porto Alegre
Mantenedora do Sistema de Saúde Mãe de Deus será responsável pela operaçãoFoi inaugurado em Porto Alegre na sexta-feira, 29, o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IV (Caps AD IV) com funcionamento 24 horas, para atendimento em dependência de álcool e drogas. Desde 2012, não havia sido aberto na Capital um novo Caps. O local será administrado pela Associação Educadora São Carlos (Aesc) – mantenedora do Sistema de Saúde Mãe de Deus – habilitada por edital de chamamento público. A AESC opera os hospitais Mãe de Deus, Giovanni Battista, Santa Ana, CAPS AD do município e demais centros de saúde pelo estado do Rio Grande do Sul.
Os Caps AD IV têm como característica atuar em regiões metropolitanas com mais de 500 mil habitantes. Buscam oferecer apoio em saúde mental às regiões conhecidas como cracolândias, por exemplo. Estas unidades devem atuar junto aos consultórios na rua e integrados a outros pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e de forma intersetorial com a Assistência Social e outras áreas. Mais quatro devem ser inaugurados em outras partes do Brasil, nos próximos meses.
Localização
Localizado na rua Comendador Azevedo, 97, no bairro Floresta, o Caps AD IV terá psiquiatra à disposição durante todo o período. São 65 profissionais, entre médicos psiquiatras e clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e pedagogo. O prédio tem área de 400m2, com 20 leitos, sendo 11 para receber pessoas em situação de crise e nove de retaguarda para permanência noturna.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que Porto Alegre entra em um novo patamar de entregas na área da saúde.“É uma alegria trabalhar com entes da sociedade civil que entregam em serviços cada centavo investido pela prefeitura. São pessoas vocacionadas para melhor atender à população. Vamos enfrentar o problema do álcool e drogas com evidências, técnica e caminhos concretos. Sem ideologias. O Caps IV é um exemplo extraordinário de trabalho para aqueles que mais precisam”, disse.
O serviço que será prestado no novo Caps é estratégico e faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua e do Plano Municipal de Saúde Mental de Porto Alegre, conforme explica o secretário de Saúde, Pablo Stürmer. “Passamos muito tempo dizendo o que não poderia ser feito com essas pessoas, sem achar alternativas e o que efetivamente fazer. A saúde não pode se basear em manifestações ideológicas, mas científicas e técnicas”, defendeu.
Referência em inovação
Desde dezembro de 2018, os profissionais estão trabalhando na região, fazendo o mapeamento de serviços, pacientes e da melhor forma de atender cada caso identificado na área do 4º Distrito. O superintendente-geral da Aesc, Fernando Barreto, salientou que esta é a primeira entrega da instituição dentro do Pacto Alegre – projeto lançado no último dia 26 de março, com a meta de transformar a capital gaúcha em referência internacional em inovação.
“É uma ação inovadora para todos, mas que está sendo entregue àqueles que raramente recebem algo”, disse Barreto, referindo-se à parcela mais vulnerável da população.
O vereador André Carús também fez referência ao Pacto Alegre. “A cidade está entrando em um ritmo de aliança, e só fica de fora quem realmente deseja o retrocesso”, enfatizou.
Também participaram do evento o secretário de Comunicação, Orestes de Andrade J.; secretário adjunto da Saúde, Nathan Katz; coordenador de Saúde, Giovani Salum; a coordenadora do Plano Municipal de Superação de Rua, Silvia Mendonça; gerente distrital de Saúde da região Centro, Aline Medeiros; coordenadora do novo Caps, Danara Rodrigues Dallagnol; o responsável médico, Felipe Vagner; a gestora dos serviços de saúde mental da Aesc, Arlete Fante; o vice-prefeito de Barra do Ribeiro, José Carlos Salomon; representante da PUC, professor Francisco Kern; e o artista gráfico David Bízer.