Prefeitura de Porto Alegre determina suspensão das cirurgias eletivas e cancelamento de férias de profissionais
Agravamento inédito da ocupação de leitos e incremento da demanda nos pronto-atendimentos configuram situação de pré-colapso assistencial
Com o aumento de ocupação de leitos e dos casos confirmados/suspeitos de Covid-19, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) enviou nesta terça-feira (23) aos diretores dos hospitais de Porto Alegre o Ofício 93/2021, determinando a suspensão de procedimentos cirúrgicos eletivos que demandem internação e ambulatoriais. A exceção é para pacientes que precisem de procedimento em curto prazo para evitar danos irreversíveis à saúde. O texto determina ainda o cancelamento de férias de profissionais, realocação de profissionais, a manutenção da capacidade máxima nos estabelecimentos de saúde da capital, a abertura e a reabertura de leitos em hospitais (veja quais no documento), entre outras medidas, totalizando um total de 12 itens que integram o documento.
Leia abaixo as determinações da PMPA (ou acesse aqui), em ofício assinado pelo secretário municipal da saúde, médico Mauro Sparta.