Geral | 10 de dezembro de 2012

Portal Setor Saúde

Uma nova ferramenta desenvolvida para líderes, gestores e profissionais do trade saúde
Portal Setor Saúde Dr Allgayer

O ano de 2012, que está a encerrar-se, foi de grandes realizações para a FEHOSUL. Lançamos, juntamente com o SINDIHOSPA, o ICH – Índice de Custos Hospitalares, que permitirá a partir do próximo ano, saber qual é a realidade da efetiva inflação que impacta os custos de um hospital ou clínica do nosso Estado. Reunimos 14 instituições de saúde que estão trabalhando junto com pesquisadores do Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE) da UFRGS para compor e formatar os indicadores da cesta de produtos que farão parte da análise mensal.

Efetuamos um valioso estudo que servirá de norteador na área da saúde para os prefeitos eleitos de 24 municípios gaúchos que representam 51% do PIB e 57% da população de nosso Estado. No Grupo Temático de Saúde da Agenda 2020, um grupo de especialistas e voluntários do nosso setor, realizou um trabalho de diagnóstico do cenário da saúde nessas cidades, propondo soluções viáveis. O estudo está estruturado em quatro grandes eixos – Acessibilidade, Gestão, Qualidade e Financiamento – e foi igualmente adotado pela Câmara Temática de Saúde do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ou “Conselhão”, órgão de assessoramento do Governador do Estado.

A FEHOSUL é, também, uma das entidades da sociedade civil gaúcha que integra o Movimento Saúde, Rio Grande, Cumpra-se a Lei!, criado para mobilizar o Poder Executivo Estadual a cumprir o que determina a legislação, que é a aplicação do percentual de 12% em ações de saúde. O RS é o Estado que aplica o menor valor entre todos os estados brasileiros na área. O abaixo-assinado, coletado em todo o Estado, foi entregue ao Governador Tarso Genro no dia 2 de julho com mais de 400 mil assinaturas. Como resultado do movimento, foi aprovada uma emenda popular na Assembleia Legislativa e que faz parte da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013. O texto exige justamente o cumprimento da lei 141/12, que é a aplicação dos recursos destinados à saúde em ações específicas da área.

Mantivemos todas as lutas em prol do setor, no IPE, junto às operadoras de planos de saúde e no fortalecimento do SUS.

Neste contexto de realizações, a área de Comunicação da FEHOSUL foi reestruturada ao longo de 2012. Houve a reformulação e o lançamento do novo site da entidade com diferentes funcionalidades: impressão das guias de contribuição sindical e confederativa; área para sugestões de indicações de cursos; atualização constante das notícias e assuntos sobre tudo o que acontece na FEHOSUL e no mercado da saúde; texto na íntegra dos dissídios e acordos coletivos assinados com os sindicatos profissionais e que precisam ser consultados pelos hospitais, clínicas e laboratórios; sites úteis; e hotsite de cursos e eventos. O logotipo da FEHOSUL também foi repaginado e recebeu uma nova cor, o dourado. Por ser uma cor quente, o símbolo ficou mais vivo e atraente, destacando-se nos materiais em que está inserido. A newsletter FEHOSUL Notícias, produzida para um seleto grupo formador de opinião, passou por transformações em sua forma, conteúdo e periodicidade, que foram totalmente redefinidas, proporcionando mais informação, com notícias abrangentes não apenas sobre o que acontece na instituição, como no setor saúde de forma geral. Outra novidade foi a criação deste espaço, o Portal Setor Saúde, portal de notícias na área da saúde segmentado e orientado para geração de conteúdo informativo para os diversos players que fazem parte do mercado da saúde. Entre os objetivos específicos que fazem parte desta nova ferramenta está dar destaque aos filiados, promovendo a imagem dos mesmos, e possibilitar o desenvolvimento de ações de comunicação em parceria, facilitando o alcance de objetivos comuns.

E para o próximo ano os nossos desafios são ainda maiores. Nosso planejamento estratégico está em fase de elaboração, mas algumas linhas mestres estão definidas, como trabalhar melhor a sustentabilidade; fortalecer a comunicação interna e com os diversos públicos; apoiar o desenvolvimento dos sindicatos regionais; ampliar o relacionamento com o mercado do trade saúde, além de fortalecer a representação patronal da FEHOSUL junto ao setor e à sociedade.

 

Cláudio José Allgayer

Presidente FEHOSUL

 

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