Gestão e Qualidade | 27 de fevereiro de 2013

Planos de saúde tem aumento de despesas

Pesquisa indica acréscimo de 16,4% em 2012
Planos de saúde tem aumento de despesas

Os planos de saúde estão gastando mais segundo pesquisa do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). O crescimento nas despesas foi o mais alto desde 2007. Comparado com 2012 o aumento foi de 16,4%, 2,7 vezes mais que a inflação, medida pelo IPCA no mesmo espaço de tempo, que foi de 6,1%.

O cálculo leva em consideração despesas per capita que as operadoras têm com consultas, exames, terapias e internações de beneficiários em planos individuais de saúde. O procedimento que mais exigiu investimento das operadoras foi a internação, com custo 16,6% no período pesquisado. Enquanto isso, as terapias subiram 15,1%, as consultas saíram 13,3% mais caras e os exames, 9,8%.

A alta do preço dos produtos associados, além da maior frequência da utilização dos serviços são apontados como responsáveis pelo resultado. Entre os clientes que mais usam os planos de saúde, a pesquisa destacou que a população idosa representa um dos fatores que causam as maiores despesas dos planos. Do total de clientes, 23,5 têm acima de 59 anos, número que teve aumento de 1,7% no último ano. A pesquisa também revelou maior procura de jovens, entre 0 e 18 anos, por plano de saúde, que acarretou acréscimo de 1,5% no volume de beneficiários desta faixa etária.

VEJA TAMBÉM