Pesquisadores de renome entre os mortos na queda de avião na Ucrânia
Dirigiam-se para o 20th International AIDS Conference na AustráliaUm grande número de pesquisadores de renome no campo da AIDS, que se dirigiam para uma conferência internacional na Austrália, estavam a bordo do jato da Malásia que foi abatido sobre a Ucrânia. A notícia provocou comoção na comunidade científica mundial. O avião possivelmente foi abatido por um míssil terra-ar, disparado na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia.
O número de até 100 pessoas a bordo do Boeing 777 que iam para a 20th International AIDS Conference na Austrália ainda não foi confirmado pelas autoridades. “O número exato ainda não é conhecido, mas não há dúvida de que é um número substancial”, diz Hon Denis Napthine, primeiro ministro da cidade de Victoria, na Austrália. O número total de passageiros era de 298 pessoas.
Entre os passageiros foi confirmado que o ex-presidente da International AIDS Society, Joep Lange (foto), reconhecido pesquisador holandês, estava no avião. Diversas entidades ligadas a estudos e na luta contra a doença têm se manifestado com pesar sobre as perdas.