Gestão e Qualidade, Política | 31 de janeiro de 2013

Pedro Westphalen assume presidência da Assembleia Legislativa

Vice-presidente da FEHOSUL e novo presidente da Assembleia vai trabalhar pelos quatro pilares acessibilidade, gestão, qualidade e financiamento
Posse Pedro Westphalen_Galileu Oldenburg | Agência ALRS

Qualificar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), basear a gestão da saúde do Rio Grande do Sul nos quatro pilares, acessibilidade, qualidade, gestão e financiamento, além de promover debates com entidades do setor para, juntos, encontrar soluções para acabar com as mazelas da população, são alguns dos temas que nortearão a gestão do vice-presidente da FEHOSUL e deputado estadual Pedro Westphalen, que tomou posse nesta quinta-feira, 31, como novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado.

“Sabemos que o atendimento do SUS à população não é eficiente e os quatro pilares (acessibilidade, qualidade, gestão e financiamento) serão temas constantes e que serão discutidos com outras entidades para melhorar as condições do setor saúde em todo o Estado”, declarou o novo presidente.

O investimento nos quatro pilares – que é a principal bandeira da FEHOSUL – foi  fortemente relembrado pelo parlamentar em suas declarações. “Muitas vezes, os governantes não fazem com que esses pilares sejam aplicados e, quem sofre com isso é a população. Durante a minha gestão à frente desta Casa vou trabalhar para unir entidades para que possamos encontrar soluções para os principais problemas da saúde”, afirmou.

Westphalen lembrou também a tragédia em Santa Maria, que aconteceu no último domingo, 27. O parlamentar, que esteve no município e foi um dos articuladores em busca de leitos para as vítimas do incêndio nas cidades da região, revelou que já na próxima semana convocará uma reunião para formar uma comissão com representantes de todos os partidos para rever a legislação e impedir novas tragédias como esta que abalou a população gaúcha e brasileira.

Posse

A sessão solene iniciou às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, com a abertura da sessão realizada pelo então presidente, deputado Alexandre Postal. Após a execução do Hino Nacional, foi realizado um minuto de silêncio em memória às vítimas do incêndio em Santa Maria.

Posse 2_Vinicius Reis | Agência ALRS

Em seguida, com aprovação unânime, a chapa única inscrita para a condução da Mesa Diretora no terceiro ano da 53ª Legislatura foi eleita. Os titulares são: presidente, Pedro Westphalen; 1º vice-presidente, Paulo Odone, 2º vice-presidente:, Aldacir Oliboni; 1º secretário, Gilmar Sossela; 2º secretário, Márcio Biolchi; 3º secretário, Marcelo Moraes; e 4º secretário, Jorge Pozzobom.

O presidente da Confederação Nacional da Saúde (CNS), José Carlos Abrahão, esteve presente na posse para prestigiar o novo presidente, que é um dos fundadores da entidade, ao lado do presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio José Allgayer, que também acompanhou a cerimônia de posse. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde de Pelotas, Dr. Maurício de Abreu Lima Guimarães, e o presidente do Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas do Rio Grande do Sul, Mauro Geyer, também estiveram na Assembleia Legislativa prestigiando o vice-presidente da FEHOSUL.

Também prestigiaram a cerimônia o governador Tarso Genro; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Marcelo Bandeira Pereira; o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga; o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; os ex-governadores Jair Soares, Olívio Dutra e Yeda Crusius; o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings; o comandante militar do Sul, general de exército Carlos Bolivar Goellner; o presidente do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes; os deputados federais Giovani Cherini e Luis Carlos Heinze; o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Thiago Duarte; deputados estaduais, secretários de estado, representantes do corpo consular, das forças armadas, de autarquias, órgãos e empresas públicas federais e estaduais, de entidades e associações da sociedade civil e sindicais; prefeitos, vice-prefeitos e vereadores municipais.

 

 

VEJA TAMBÉM