Pedro Westphalen recebe Prêmio Líderes e Vencedores
Médico será agraciado na categoria Mérito PolíticoA Assembleia Legislativa do RS e a Federasul realizam, no dia 4 de dezembro, a entrega do Prêmio Líderes e Vencedores, que completa 20 anos em 2014. O evento ocorre no Teatro Dante Barone, na Assembleia.
A cerimônia é o reconhecimento da sociedade às ações que servem de exemplo, em cada uma das categorias de abrangência (veja abaixo). O objetivo, segundo o presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, é apontar exemplos de conduta e despertar novas ações relevantes.
Para o deputado Pedro Westphalen, a distinção coroa um ano positivo, que iniciou com a avaliação técnica sem restrições do Tribunal de Contas do Estado à sua gestão como presidente da Assembleia (gestão 2013/2014) e foi concluído com a sua reeleição para o quarto mandato consecutivo como deputado estadual. “Compartilho essa honraria com meus colegas de parlamento, servidores da Assembleia, minha equipe de trabalho, colaboradores e eleitores”, comemorou, em nota publicada pela agência de notícias da Assembleia.
Destaque no setor saúde, o deputado estadual e médico Pedro Westphalen, vice-presidente da FEHOSUL, será agraciado na categoria Mérito Político, ao lado dos parlamentares Beto Albuquerque e Sebastião Melo.
Pedro Westphalen
Nascido em 1950 no município de Cruz Alta, formou-se na Faculdade de Medicina de Teresópolis, no Rio de Janeiro, em 1976. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, é pós-graduado em Administração Hospitalar pela PUC-RS/IAHCS. Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, no Hospital Conceição; cirurgia geral e vascular no Hospital Lazzaroto. Iniciou sua vida profissional no Hospital Santa Lúcia, em Cruz Alta, onde aliado ao exercício de sua especialidade médica, foi Diretor Geral por vários mandatos.
Foi um dos fundadores do Sistema Sindical de representação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Rio Grande do Sul, da Confederação Nacional de Saúde (CNS) e do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Serrana (Sindiserra), com sede em Cruz Alta, em 1988. Este último foi um dos sindicatos regionais que constituíram o núcleo que gerou a fundação da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), ocorrida a 9 de março de 1989. Atualmente, Westphalen é vice-presidente da FEHOSUL.
Iniciou a carreira política como deputado estadual em 2002 (36.044 votos) e já no primeiro mandato, foi presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente ajudando na reconstrução do Ipergs e do IPE-Saúde, criando ainda a Frente Parlamentar da Saúde. Foi integrante das Comissões de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle; de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, de Bioética e das Águas. Também foi relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA) e da Comissão Especial das Células-Tronco.
Durante o segundo mandato, em 2007 assumiu a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, iniciando a construção da Lei da Inovação, fundamental para o desenvolvimento tecnológico do Estado. Ao longo da carreira recebeu o Prêmio Destaque Médico Amrigs; Troféu Responsabilidade Ambiental, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; Prêmio Honra ao Mérito da Odontologia Gaúcha e o Prêmio Personalidade Política Estadual na 10ª Edição da Expodireto-Cotrijal. Em 2013, já no terceiro mandato, foi Presidente da Assembleia Legislativa RS. Nas eleições de 2014, Westphalen foi reeleito para seu 4º mandato de deputado estadual.
As demais categorias do Prêmio Líderes e Vencedores
Expressão Cultural: Fábrica de Gaiteiros, Museu do Trabalho, Zuleika Torrealba
Sucesso Empresarial: Carlos Biedermann, Carlos Sost, Joseph Elbling
Destaque Comunitário: Centro de Educação Profissional São joão Calábria, Grupo de Amigos “Gabinete da Crise”, Losângela Ferreira Soares
Referência Educacional: Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Lopes de Castro, Junior Achievement-RS, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul