Gestão e Qualidade | 9 de novembro de 2025

Para celebrar a vida, HCPA promove 5ª Caminhada dos Transplantados

A iniciativa também contou com a participação do chefe do Serviço de Transplantes de Órgãos Sólidos, Roberto Ceratti Manfro, que ressaltou: “em 2025, o Clínicas já realizou 446 transplantes até o momento."
Para celebrar a vida, HCPA promove 5ª Caminhada dos Transplantados-

Um dos principais centros transplantadores do estado, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) reuniu mais de 500 pessoas neste domingo (9) para celebrar a vida e sensibilizar sobre a importância da doação de órgãos. O Parque Farroupilha foi o ponto de encontro para a 5ª Caminhada dos Transplantados, reunindo pacientes, familiares, profissionais de saúde e apoiadores da causa, que realizaram um percurso de 1,5 quilômetro.

TRANSPLANTADO HCPA

Os participantes também puderam aferir a pressão arterial e medir a glicose. Após o aquecimento, eles partiram para o trajeto num dia lindo de sol. Segurando a faixa à frente do grupo estava Sofia Baliski, 56 anos, que veio de Curitiba (PA) para fazer o transplante de pulmão no Clínicas. Ela sofria de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e recebeu a tão aguardada ligação no dia 5 de julho. “O transplante significa tudo, é outra vida. Antes eu caminhava 200 metros e tinha que parar. Hoje eu ando 1 quilômetro e não canso”, conta. Para quem está na fila, ela deseja fé em Deus e que não tenha medo, porque vai dar certo.


MK-0179-25-Banner-Seminário-de-Gestão-600x313px


A poucos dias de realizar um transplante de medula óssea, a paciente Clarice Thomaz foi representada por amigos e familiares na caminhada, como a sobrinha Silvana Forcellini. “Decidi participar da caminhada para apoiá-la neste momento, que vai ser decisivo, e mostrar pra ela todo o nosso amor e o nosso agradecimento à comunidade do Clínicas”, disse.


banner-iahcs-ss


O diretor-presidente do HCPA, Brasil Silva Neto, reforçou o quanto a caminhada é um momento especial para o hospital e um momento para falar sobre solidariedade e amor. “Estamos aqui para celebrar a vida e ressaltar a importância da doação de órgãos”, frisou. A iniciativa também contou com a participação do chefe do Serviço de Transplantes de Órgãos Sólidos, Roberto Ceratti Manfro, que ressaltou: “nós caminhamos porque as doações são importantes e precisamos muito delas para que possamos ter mais e melhores transplantes. Eles salvam e melhoram a vida de muitas pessoas”. Em 2025, o Clínicas já realizou 446 transplantes até o momento.


Anúncio Site Setor Saúde


Para promover o evento, o Clínicas contou com os seguintes parceiros: Farmácias São João, Postos Sim, Unicred Porto Alegre, Fundação Médica do Rio Grande do Sul, Ecosalva, EMS, Associação Brasileira de Córnea e Banco de Tecidos, Associação Brasileira de Transplantados (ABTX), Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Semexetx, Liga de Transplantes de Órgãos da UFRGS, Liga Oftalmo, Colégio Notarial do Brasil, Só risos, Pedal da Inclusão e Adriana Jung – Consultora de Beleza.

Fotos: Clóvis Prates/Divulgação HCPA. Imagens em vídeo: Angela Vencato/Divulgação HCPA.

VEJA TAMBÉM