Gestão e Qualidade | 13 de março de 2022

Pacientes do Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP de Passo Fundo celebram fim do tratamento

A cerimônia do "Sino da Vida" marca a conclusão de um dos ciclos do tratamento oncológico e traz esperança para quem ainda está na luta contra a doença
Pacientes do Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP de Passo Fundo celebram fim do tratamento

Sexta-feira, 11 de março de 2022. Para algumas pessoas é apenas um dia usual, que antecede ao fim de semana. Mas para três pacientes do Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Andrei (23 anos), Bianca (8 anos) e Davi (6 anos), a data foi a mais aguardada nos últimos tempos e representa o prenúncio de uma nova etapa de vida. Eles venceram o câncer e por isso, hoje, o “Sino da Vida” voltou a tocar no Centro Oncológico que é referência para 188 municípios, abrangendo as macrorregiões norte e missioneira do Rio Grande do Sul.

A cerimônia do Sino, já tradicional na Instituição, marca a conclusão de um dos ciclos do tratamento oncológico e traz esperança para quem ainda está na luta contra a doença. E, como o momento é de festa, todos pararam para acompanhar a celebração. As equipes multidisciplinares, médicos e enfermeiros, diretoria e, claro, as famílias foram contagiadas por tanta emoção. A diretora Corporativa de Operações Márcia Ferrão Medeiros, representou a Diretoria do HSVP e afirmou que esse momento tem um significado único para cada pessoa. “Tem um significado para a pessoa que está tocando, para a família, para a equipe do Hospital. Para nós reforça a necessidade de manter um atendimento cada vez melhor, especializado, humanizado e de excelência.”

Pacientes do Centro Oncológico Infantojuvenil

Os vencedores

Andrei Felipe Bresolin, de Vista Alegre, é um dos pacientes mais antigos do Centro. Há nove anos ele foi diagnosticado com um tumor no Rim. Na época, o tratamento foi realizado na ala de adultos já que o HSVP, ainda, não tinha um espaço exclusivo para crianças e adolescentes. De lá para cá, muita coisa evoluiu, o Hospital conquistou a tão sonhada Oncologia Infantojuvenil e Andrei teve acesso ao melhor atendimento possível. “Eu tinha 13 anos quando descobri o câncer, passei por quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Agora, tive alta e sou um vencedor. Só posso agradecer a minha mãe, que sempre esteve ao meu lado, médicos, toda equipe e Deus”, conta o jovem.

A história de Davi Soares Marian, de Tupanciretã, também é muito emocionante. Depois de dois anos lutando contra a leucemia, finalmente sua família respira aliviada. A doença ficou para trás e essa data se tornou bastante especial para os pais. “Foi um tratamento longo e com dias difíceis, mas com a certeza de que tudo daria certo e deu. Estarmos aqui para bater o Sino com ele é uma alegria que não temos palavras para descrever. Obrigada a todos do São Vicente que, nesse período, nos acolheram e deram apoio. Sempre nos trataram com muito amor e carinho, e a cura do Davi é uma conquista de muitas mãos”, disse a mãe Ana Paula.

Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP de Passo Fundo-

A batalha de Bianca Ticz, de Alpestre, durou oito meses graças ao diagnóstico precoce. No ano passado, a menina descobriu a doença de Hodgkin e rapidamente iniciou o tratamento no Centro Oncológico do HSVP. A expectativa dela e da mãe Edinéia para o famoso toque de Sino era enorme. “Quando tu descobre o câncer parece que o mundo termina, ninguém espera passar por isso. Nós sonhamos tanto com esse momento que é difícil acreditar que ele chegou. Estamos muito felizes com o toque do Sino”, comemora Edinéia.


PUBLICIDADE

MV 1503


Emoção das equipes

Conforme a enfermeira do setor Edineia Carine Pastore, para quem vive o dia a dia do Centro Oncológico Infantojuvenil a rotina vai além do trabalho e cada paciente se torna parte de uma grande família. Desta forma, é uma missão impossível não se envolver. “Eles chegam com meses, crianças ou adolescentes e a gente vive cada sentimento junto. Cuidamos como se fossem os nossos filhos e também choramos de emoção com o toque do Sino”, explica Pastore.

Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP de Passo Fundo

Oncologistas e novos investimentos

Além de uma equipe multidisciplinar qualificada, o HSVP tem à disposição reconhecidos oncologistas pediátricos que lutam pela causa: o Dr. Pablo Santiago, o Dr. Marcelo Cunha Lorenzoni e a Dra. Caroline Fincatto da Silva.

Em nome de todos os envolvidos, o Dr. Pablo falou dos avanços e das melhorias previstas para o setor. “Cada fase da vida tem sua peculiaridade e a gente é especializado para atender crianças e adolescentes. O Hospital São Vicente está de parabéns por ter entendido a necessidade de um espaço especial para essa faixa etária. Conseguimos muitos avanços, uma estrutura que não existia há seis anos, mas muito ainda está por vir. Em breve, teremos a obra de construção da unidade de internação, com 15 leitos, e também a compra de novos equipamentos para o Centro Cirúrgico e UTI Pediátrica”, reforça o médico.

Com informações e fotos HSVP. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM