Gestão e Qualidade | 30 de setembro de 2021

Ouvidoria do GHC apresenta à Diretoria avaliação para participar de Acreditação Institucional

Próximo passo é o envio do relatório de autoavaliação para a Fiocruz e agendamento da avaliação externa
Ouvidoria do GHC apresenta à Diretoria avaliação para participar de Acreditação Institucional

A Ouvidoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) foi convidada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em outubro de 2020, para participar do processo de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS, projeto de iniciativa do Ministério da Saúde, que visa avaliar a qualidade do trabalho das Ouvidorias do SUS no Brasil. O processo possui três fases:

1) Preparatória.


2) Análises e avaliações.


3) Definição.

A primeira fase, preparatória, consiste na formalização da adesão da Ouvidoria ao processo. Tal fase foi concluída em dezembro de 2020, quando a Ouvidoria do GHC formalizou, por e-mail à Fiocruz, a sua participação. A segunda fase, análises e avaliações, consiste na realização de autoavaliação pela Ouvidoria a partir dos padrões mencionados no Manual de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS. Posteriormente, estes critérios serão verificados na avaliação externa realizada pela Agência Acreditadora. E a terceira fase, definição, ocorrerá quando da divulgação do resultado do processo de Acreditação.

Em reunião realizada na quarta-feira (29) com a Diretoria do GHC, foi apresentada a autoavaliação da Ouvidoria, realizada pelo Grupo de Trabalho instituído, por meio de portaria, para a participação neste projeto.

O resultado do trabalho do GT foi aprovado pela Diretoria e autorizado o envio do relatório de autoavaliação para a Fiocruz para o agendamento da avaliação externa, prevista para ser realizada no final de outubro deste ano.

Após a avaliação externa, a Agência Acreditadora informa o resultado à Ouvidoria e abre agenda para discussão do resultado que pode ser: Ouvidoria acreditada – recebe selo válido por dois anos. Ouvidoria não acreditada – a Ouvidoria solicita novo requerimento de acreditação.

 

 



VEJA TAMBÉM