Otomar Vivian confirmado como novo presidente do IPERGS
Governador Sartori se reuniu com novo presidente no Palácio Piratini
Em cerimônia de lançamento da Expodireto Cotrijal 2017 na terça-feira, 14, o governador José Ivo Sartori confirmou o nome do ex-deputado estadual (PP) Otomar Vivian, de 65 anos, para a assumir novamente a presidência do Instituto de Previdência do RS (IPERGS). Otomar ocupará pela terceira vez o cargo. Já havia presidido a autarquia em 1995, no governo de Antonio Britto, e durante os quatro anos (2003-2006) do governo de Germano Rigotto.
Sartori já enviou mensagem, indicando o nome de Otomar, à Assembléia Legislativa, e pediu aos deputados prioridade na apreciação da indicação – o nome precisa ser referendado pela Comissão de Serviços Públicos e posteriormente pelo plenário da “Casa do Povo”.
IPE-Saúde
Para Cláudio Allgayer, presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), Otomar Vivian tem inegável e comprovada experiência desempenhada em variados organismos públicos, inclusive no próprio IPERGS, “mas deverá enfrentar instigantes desafios nesta nova missão, pois o IPE-Saúde que deixou em sua última passagem pelo órgão foi desfigurado por sucessivas gestões, meramente burocráticas, afastando a autarquia de sua real finalidade e inquietando os diferentes setores da sociedade como os prestadores de serviços de saúde [hospitais, clínicas, laboratórios, médicos], os quais devem ser valorizados para que a entrega de serviços de qualidade aconteça de forma ampla e eficaz aos mais de um milhão de usuários” resumiu.
Já para o vice-presidente da FEHOSUL, médico Pedro Westpahalen – e também Secretário de Transportes do Estado -, o nome de Otomar é “uma esperança para os beneficiários e prestadores, pois entende do assunto e terá acesso livre ao governador para tratar dos assuntos mais importantes e urgentes. Possui a total confiança do governador Sartori e conhece o setor da saúde e suas lideranças, sendo respeitado pela abertura ao diálogo”.
Dentre as principais demandas dos prestadores (estabelecimentos e médicos), estão o reajuste dos serviços, já que a atual tabela remuneratória está defasada há mais de cinco anos, enquanto a inflação acumulada no período ultrapassa mais de 40% (ago/2011 a jan/2017 IGP-M).

Governador José Ivo Sartori recebeu, na tarde desta terça-feira (14), em seu Gabinete no Palácio Piratini, a visita do novo presidente do Instituto de Previdência do Estado (Ipergs), Otomar Vivian. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini