Os três grandes eixos estratégicos do HSVP de Passo Fundo para 2023
Ilário De David é o terceiro entrevistado da série especial de final de ano do portal Setor SaúdeUma das maiores Instituições de saúde do sul do país, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo (RS) – hospital geral e de ensino com mais de 700 leitos e cerca de 4,6 mil profissionais de saúde (entre colaboradores e médicos) – obteve avanços importantes como inaugurações e a conquista da acreditação de nível máximo da ONA, reafirmando o caminho de sucesso trilhado pelo hospital nos últimos anos. Terceiro entrevistado da série especial do portal Setor Saúde, iniciativa que apresenta a análise de lideranças de hospitais e operadoras do Rio Grande do Sul sobre temas relacionados à gestão e ao setor da saúde, o Superintendente Executivo do HSVP, Ilário De David, apresenta as conquistas de 2022, lista os investimentos futuros e detalha os três grandes eixos estratégicos para o próximo ano.
Ilário também aprofunda as ações adotadas recentemente que ajudam a evidenciar os esforços para melhorar a eficiência, mantendo a função social e a sustentabilidade econômico-financeira do Hospital. Ele fala ainda sobre tendências que ditarão os rumos da saúde nos próximos anos e indica as ineficiências e gargalos que precisam ser enfrentados pelo setor. Confira:
Desafios enfrentados e as conquistas mais relevantes
“O Hospital São Vicente de Paulo, apesar do momento econômico delicado para as Instituições de saúde, mantém em funcionamento toda a sua estrutura e segue oferecendo o melhor atendimento aos seus pacientes. Estamos atualizados com o que há de melhor na área, os profissionais das equipes são capacitados em diversas especialidades e grandes investimentos estão sendo realizados nas Unidades Teixeira Soares e Uruguai. ”
“Em 2022, implantamos a cirurgia robótica de segunda geração em procedimentos ortopédicos. O HSVP, em parceria com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia – IOT, foi o primeiro hospital do Brasil a utilizar este modelo de robô para a realização da artroplastia total de joelho (foto abaixo). A tecnologia, aliada a técnica médica, é considerada uma das mais atuais do mercado, proporcionando maior precisão, qualidade cirúrgica e resultados mais efetivos”, comemora Ilário.
“Também inauguramos um novo Ambulatório de Especialidades, com 40 consultórios, para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde e um espaço específico para o atendimento da população indígena, chamado Ambulatório do Índio – Padre Elli Benincá. O serviço oferecido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul, no Campus Passo Fundo da UFFS, já realizou cerca de 4 mil atendimentos, sendo que os indígenas são avaliados de modo integral em todos os ciclos da vida, incluindo os programas específicos de gênero e faixa etária”, completa.
A inauguração do maior Centro Oncológico Infantojuvenil do interior do Estado também foi um marco. “Ainda em 2022, entregamos a obra de uma unidade exclusiva para Internação Oncológica Pediátrica (foto abaixo). No total, são 24 leitos, incluindo enfermarias, quartos semi privativos e apartamentos, além de uma área de convivências. Este espaço nasceu do desejo de criarmos um local especial e único para o atendimento de crianças e adolescentes com câncer. Agora, elas têm um ambiente mais agradável para enfrentar a doença que, geralmente, se estende por longos períodos de tratamento. Desta forma, o nosso Centro Oncológico Infantojuvenil está consolidado como o maior do interior do Estado. ”
ONA: Encerramento de ano com chave de ouro
Os nítidos avanços relacionados aos processos de qualidade e segurança das pacientes foram reconhecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “Com a certificação Nível 3 [acreditado com excelência], feita pela acreditação da ONA, o Hospital São Vicente está encerrando o ano com chave de ouro. Esse é um grande reconhecimento, um resultado que vem para marcar um trabalho que é realizado continuamente por todas as nossas equipes, que atuam em diferentes frentes no cuidado com o paciente. ”
“Nesse sentido, quero fazer um agradecimento aos nossos profissionais da saúde, que são fundamentais para garantir que essa certificação consolidasse ainda mais a potência que nossa Instituição tem. Sem dúvidas, este tem sido um período de recomeços e conquistas importantes para todos. ”
Os 8 principais investimentos para 2023
Ilário listou uma série de investimentos programados para o próximo ano, entre eles a ampliação da robótica, substituição de tecnologias defasadas por equipamentos mais modernas, novos leitos de UTI, ações de eficiência energética, entre outros:
Ampliação da tecnologia robótica;
Neuronavegador para procedimentos cirúrgicos;
Substituição de equipamentos de imagens;
Implantação de novos leitos de UTI adultos;
Implantação de Ambulatório Privado de Especialidades Médicas, com 20 novos consultórios;
Com o objetivo de tornar-se um hospital sem papel, dentro do projeto HSVP Digital, horizonte 2024: para o ano de 2023, estão previstas, melhorias incrementais nos processos por meio da de melhorias ou implementação de novas ferramentas, equipamentos e sistemas informatizados, além da substituição de 50% do parque de computadores da Instituição;
Eficiência energética;
Melhoria contínua em gestão de processos na área assistencial e liderança, garantindo qualidade e segurança ao paciente.
Os esforços para melhorar a eficiência e aumento de receitas privadas
O Superintendente Executivo explica a importância da inovação, busca de alternativas, revisão constante de processos internos e o fortalecimento das parcerias para manter o equilíbrio econômico e financeiro da instituição. Em 2022, o hospital conseguiu resultados relevantes na área de saúde privada.
“As mudanças constantes no cenário da saúde, em especial relacionadas à remuneração dos serviços médico hospitalares aliado a defasagem das tabelas do Sistema Único de Saúde, trazem insegurança para o futuro das instituições. Assim, faz-se necessário a inovação constante e busca de alternativas para manter a Instituição Hospitalar saudável e sustentável. Para isso, a revisão constante de processos internos desde a chegada do paciente até o faturamento e o controle e monitoramento de custos através dos indicadores torna-se indispensável no atual cenário. A fidelização do Corpo Clínico, a diversificação de serviços e o fortalecimento das parcerias são algumas das alternativas para aumentar a fatia das receitas privadas, em 2022 foi possível crescer em mais de 20%. Já os novos investimentos precisam ser bem avaliados e discutidos, quanto a viabilidade e sustentabilidade, para manter o equilíbrio econômico e financeiro. Além das dificuldades habituais, o momento atual de juros altos, aumento dos custos e instabilidade do mercado são desafios a serem superados em 2023”, entende.
Eixos estratégicos para o ciclo 2023
“Sempre buscando realizar nossa visão de ser referência no Sul do país pela excelência e liderança em serviços de saúde, seguimos inovando, adaptando e aperfeiçoando protocolos, programas e rotinas”, explica Ilário.
“Em 2023, estaremos focados em três grandes eixos estratégicos: Experiência do paciente na instituição (1); Uso da inteligência Artificial para monitoramento e auxílio nos processos assistenciais e gestão de dados (2); Qualificação dos processos assistenciais e investimento em pessoas na área da saúde (3), garantindo o melhor desfecho clínico médico-assistencial para o cuidado centralizado no paciente e com processos de qualidade, segurança e sustentabilidade.
PUBLICIDADE
Como apoio às estratégias, a instituição mantém o foco em investimentos em medicina de ponta. “Investimos continuamente em medicina de ponta, com as últimas inovações tecnológicas, nos tornando o primeiro hospital do Brasil a adquirir Robô de segunda geração para artroplastia total de joelho. Planejamos para o próximo ano a criação de um Centro de Robótica para o tratamento de diversas patologias. Também vamos continuar monitorando os protocolos clínicos elencados como principais de acordo com o perfil epidemiológico da Instituição, Protocolo Gerenciado da Sepse, Protocolo de AVE [afecção neurológica], Protocolo de IAM [Protocolo Gerenciado de Infarto Agudo do Miocárdio], Protocolo Parto Seguro e Protocolo para Atendimento ao Politraumatizado”, detalha.
“E, ainda, pensando em aperfeiçoar e expandir os serviços, uma Unidade de Atendimento e Relacionamento do HSVP com a comunidade, será incorporada ao Passo Fundo Shopping. Isso demonstra o nosso interesse em atender às diferentes necessidades dos clientes, aproximando médicos dos pacientes e intensificando a humanização no atendimento. Essa Unidade representa o fortalecimento da marca e mais um marco importante para a história centenária da nossa organização”, anuncia.
Tendências e inovações que ditarão os rumos da saúde
“Estamos caminhando para uma revolução tecnológica na saúde. E essa é uma tendência mundial, que deve se fortalecer ainda mais a partir de 2023. Há necessidade de ampliar o acesso, aumentar a qualidade e reduzir os custos dos serviços de saúde no Brasil. Nessa perspectiva, a telemedicina aparece como alternativa para, imediatamente, permitir o acesso de mais pacientes ao sistema de saúde. As organizações de saúde precisam enxergar isso, buscar conhecimento e se adaptar rapidamente para não perder mercado. Sabe-se que o país conta com menos de 50 milhões de usuários de saúde privada, deixando para saúde pública mais de 160 milhões de pessoas, mas, lamentavelmente, a estrutura é defasada e insuficiente para esta demanda”.
Gargalos e ineficiências que devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde
“O cofinanciamento da saúde e a sustentabilidade das instituições de saúde, tanto públicas como privadas, precisam ser o foco dos governos e das organizações no próximo ano. A retomada de uma solução para o pagamento do Piso da Enfermagem, com definição das fontes de recursos, é uma das demandas mais urgentes”, finaliza.
Série Especial
Pelo quinto ano consecutivo, o portal Setor Saúde apresenta a série especial de entrevistas com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as matérias serão publicadas a partir do dia 27 de dezembro. Acompanhe as nossas redes sociais (facebook, twitter, linkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.