Os melhores hospitais do mundo em dez especialidades médicas
Hospitais brasileiros aparecem em listas publicadas pela Newsweek dos Estados UnidosA revista Newsweek (EUA), em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista Inc., divulgou a lista dos melhores hospitais do mundo em dez especialidades médicas (2022). O ranking apresenta os 250 melhores hospitais de cardiologia e oncologia, os 150 melhores em cirurgia cardíaca e pediatria e os 125 melhores em endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia, neurologia, neurocirurgia e pneumologia. Hospitais brasileiros aparecem em nove especialidades (a de pneumologia é a única em que não há hospital do Brasil citado).
O grande destaque é o Mayo Clinic, considerado o melhor hospital do mundo. Das dez especialidades, ele aparece em primeiro lugar em quatro: pneumologia, neurologia, endocrinologia e gastroenterologia.
Confira os melhores do mundo em cada especialidade
Cirurgia cardíaca (Cleveland Clinic – EUA)
Cardiologia (Hospital Geral de Massachusetts – EUA)
Gastroenterologia (Mayo Clinic Rochester- EUA)
Endocrinologia (Mayo Clinic Rochester – EUA)
Neurologia (Mayo Clinic Rochester – EUA)
Neurocirurgia (Hospital Presbiteriano de Nova York-Columbia e Cornell – EUA)
Oncologia (MD Anderson Cancer Center – EUA)
Pediatria (Hospital for Sick Children – Canadá)
Ortopedia (Hospital For Special Surgery – EUA)
Pneumologia (Mayo Clinic Rochester – EUA)
Acesse a ferramenta da Newsweek, com a lista mundial completa.
Melhores hospitais do Brasil, em cada especialidade
O Hospital Israelita Albert Einstein, considerado o melhor hospital do Brasil e 36º do mundo pela mesma revista foi destaque novamente, aparecendo em nove das dez especialidades. Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira destacou em publicação nas redes sociais a satisfação pelo reconhecimento.
“Foram reconhecidas as áreas de gastroenterologia (11º), oncologia (20º), ortopedia (22º), neurocirurgia (36º), cardiologia (37º), neurologia (55º), cirurgia cardiovascular (63º), endocrinologia (72º) e pediatria (102º). Sem dúvida, mais uma vez, esse resultado é motivo de orgulho para todos que fazem parte da história do Einstein. Costumo dizer que somos obstinados pela excelência e comprometidos com o sistema de saúde em sua completude. Um esforço diário dos nossos colaboradores, das centenas de voluntários e das lideranças é o que garante que o Einstein consiga se manter firme às suas raízes e com espírito sempre renovado para fazer o que é certo: melhorar a vida de todas as pessoas” disse Klajner.
A grande maioria dos hospitais que estão listados são dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Paraná e Minas Gerais também fazem parte da lista. A publicação não listou instituições hospitalares de outros estados.
Confira a colocação dos hospitais do Brasil, por especialidade e posição mundial (para melhor visualização acesse em PDF)
Metodologia
Segundo a Newsweek, uma pesquisa global entre profissionais da saúde (como médicos e gestores de hospitais) é realizada para coletar dados que possam auxiliar na obtenção das pontuações. Um Board formado por especialistas – como Gary Kaplan (ex-CEO do Virginia Mason) e David Bates (Harvard) – também participa da revisão e escolha. Confira a metodologia aqui.