Gestão e Qualidade, Mundo | 21 de setembro de 2023

Os melhores hospitais brasileiros por especialidade segundo a Newsweek

Saiba quais hospitais foram listados no ranking de 2024.
Os melhores hospitais brasileiros por especialidade no ranking mundial da Newsweek

O ranking World’s Best Specialized Hospitals 2024 da revista americana Newsweek apontou os melhores hospitais especializados do mundo, avaliados em 28 países. A classificação é realizada anualmente pelo veículo de comunicação em parceria com a empresa de pesquisa Statista. O ranking abrange as melhores organizações de saúde em 12 especialidades: cardiologia, cirurgia cardíaca, oncologia, endocrinologia, neurologia, neurocirurgia, ortopedia, gastroenterologia, pneumologia, pediatria, urologia e pela primeira vez obstetrícia e ginecologia. Entre os hospitais brasileiros que aparecem na lista, o grande destaque é o Einstein que figura com 10 especialidades.


PUBLICIDADE

Health-Meeting-Banner-Site-Setor-Saúde


Estado de São Paulo é destaque

A maioria das especialidades de destaque são de hospitais localizados no estado de São Paulo (são duas em Campinas, uma em Santo André e 56 na capital paulista). No Rio de Janeiro (são três especialidades, de hospitais localizados na capital fluminense). Minas Gerais (aparecem duas, todas em Belo Horizonte), Paraná (uma em Curitiba e outra em Londrina) e no Rio Grande do Sul (uma em Porto Alegre).


 PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Metodologia e lista completa

O estudo fornece uma comparação baseada em dados da reputação e desempenho dos hospitais e contou com a participação de cerca de 80 mil profissionais da saúde e executivos de todo o mundo. O levantamento utilizou ainda dados de pesquisa de satisfação de pacientes, avaliação de métricas de qualidade e segurança (como acreditações) dos hospitais, assim como pesquisa sobre a utilização do Patient-Reported Outcomes Measures (PROMs), ferramenta utilizada para coletar dados e informações sobre os desfechos clínicos e de saúde dos pacientes. Acesse a metodologia (em inglês).

Confira a lista completa com a posição em nível mundial e nacional (clique na imagem para baixar pdf):

 hospital-especializado-newsweek-24

Repercussões

Segundo Miguel Cendoroglo, diretor superintendente médico e de serviços hospitalares do Einstein, o reconhecimento reitera o compromisso da organização em evoluir constantemente não só para a entrega de uma assistência permeada por inovação, qualidade e segurança, mas também da melhor experiência para o paciente, garantindo que suas expectativas e necessidades sejam atendidas. “Entendemos que todos os profissionais da organização fundamentalmente devem estar comprometidos com esses pilares, tratando-os como uma preocupação cotidiana, uma prioridade”, afirma. Entre as especialidades reconhecidas, vale o destaque para a atuação em oncologia, que tem evoluído com o foco na personalização do cuidado e uso de abordagens cada vez menos invasivas a fim de proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes. A organização, que atua em toda a jornada do paciente – desde a prevenção até o pós-tratamento – anunciou, no último ano, o Centro Global de Cuidados e Terapias Avançadas em Oncologia e Hematologia, um espaço acadêmico de pesquisa de classe mundial e complexo assistencial que por meio de uma equipe multidisciplinar especializada e ferramentas como a medicina de precisão, big data e terapia celular irá atuar de forma ainda mais efetiva para combater o câncer e as doenças hematológicas no país.

A Neurocirurgia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é o destaque no ranking deste ano com a conquista da 1ª posição entre as instituições de saúde no Brasil. Já a Oncologia se manteve na 4ª posição, assim como a Cirurgia Cardíaca, seguido pela Cardiologia no 6º lugar. A instituição conquistou ainda a 4ª posição em Urologia, o 8º lugar em Gastroenterologia e a 13ª posição em Pediatria. “Para nós é motivo de orgulho estar mais uma vez em lugar de destaque na lista da Newsweek, reforçando nossa atuação em áreas chave, como Oncologia, Cardiologia e Neurologia e também em novas especialidades tão importantes para a saúde de todos. Tal fato ratifica nosso esforço como um hub de saúde para oferecer um conjunto de serviços ainda mais diversificado e com alta qualidade. Hoje, formamos um time engajado com mais de 6.400 colaboradores e mais de 5.600 médicos que se dedicam diariamente em ofertar o melhor atendimento”, afirma Renato Vieira, diretor executivo de Desenvolvimento Médico, Técnico e Educação e Pesquisa da instituição.

Na edição 2024, o Sírio-Libanês foi considerada a 12ª melhor instituição de saúde do mundo em Urologia, além de ser líder entre os hospitais brasileiros nas áreas de Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia. Também entrou na lista dos 100 melhores hospitais do mundo em Oncologia, Pediatria, Neurocirurgia e Gastroenterologia. “Muito nos orgulha configurar mais uma vez no ranking dos melhores hospitais especializados do mundo segundo a revista Newsweek, pois reforça que nossa atuação filantrópica se traduz em entrega de cuidado e medicina de excelência. Permanecer na liderança entre os hospitais do Brasil e do mundo durante os últimos anos atesta nosso compromisso em trabalhar de forma socialmente responsável e fomentar uma vida plena e digna para todos”, diz Dr. Fernando Ganem, diretor médico do Hospital Sírio-Libanês.

Única instituição de saúde do Rio Grande do Sul a figurar na lista, o Hospital Moinhos de Vento é destaque na especialidade de gastroenterologia, com a 4ª posição entre os hospitais brasileiros. Para o CEO do Hospital Moinhos, Mohamed Parrini, a conquista é fruto dos investimentos em pilares estratégicos, como medicina de ponta e inteligência artificial, pesquisa, educação e inovação. “São resultados como esse que comprovam que estamos, efetivamente, redefinindo a saúde no Brasil. Mas os principais responsáveis são as nossas pessoas, nosso maior ativo”, observa.

O InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) foi eleito pelo quarto ano consecutivo o melhor hospital da América Latina na área de Cardiologia e, pela terceira vez seguida, como o melhor na área de Cirurgia Cardíaca. “Este é um reconhecimento do InCor como um dos mais importantes centros de saúde do país e do mundo, conquistado com resultados em novas técnicas de tratamentos clínicos e cirúrgicos, em diagnóstico e na pesquisa básica, que são referências de protocolo no Brasil e no exterior”, afirma Dr. Roberto Kalil Filho, presidente do InCor e diretor da Divisão de Cardiologia Clínica. Para o Prof. Dr. Fábio Jatene, vice-presidente e diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do InCor “ser o melhor hospital de cardiologia e cirurgia cardiovascular da América Latina demonstra que estamos trilhando um caminho de liderança, resultado do esforço e dedicação de nossos profissionais em assistência, pesquisa, ensino e inovação”.

Para o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, o reconhecimento internacional em um dos anos mais desafiadores do Hospital tem um significado ainda mais relevante. “Enfrentamos um dos anos mais difíceis financeiramente. Precisamos destacar o fato de sermos uma instituição filantrópica centenária, que apesar do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde, colhemos ótimos resultados”, afirma. A diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro, ressalta também o apoio de parceiros e da comunidade. “Sempre tivemos a postura de investir em conhecimento, inovação, pesquisa e humanização, e os apoios continuados são uma demonstração de confiança e reconhecimento de nosso trabalho. A pandemia nos trouxe um dos cenários mais desafiadores, mas sem o apoio de pessoas e empresas que acreditam na causa da saúde infantojuvenil não chegaríamos aos nossos ótimos resultados. Por isso, temos que celebrar com eles esse reconhecimento que nos coloca entre os primeiros do mundo”, considera. Já o diretor-técnico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, “o Pequeno Príncipe é um hospital único, não apenas pelo seu porte, números de atendimento ou por todos os serviços de referência que oferece. Nossos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde atuam valorizando a humanização frente ao cenário da pediatria complexa”, realça. Para ele, receber o voto imparcial de especialistas internacionais que colocam o Pequeno Príncipe próximo às referências mundiais demonstra também a estratégica interação das equipes multiprofissionais do Hospital com profissionais de todo o mundo, para cumprir a missão institucional de fazer o melhor de si em benefício da saúde das crianças e adolescentes.

 



VEJA TAMBÉM