Gestão e Qualidade | 29 de maio de 2019

Os hospitais “não podem mais ser uma torre de marfim estéril”, defende Francisco Balestrin

Presidente do CBEXs e IHF aponta tópicos que serão serão abordados em evento no dia 7 de junho
Os desafios do futuro do hospital serão tema da palestra de Francisco Balestrin no Seminários de Gestão

A segunda edição de 2019 do Seminários de Gestão, a realizar-se no dia 7 de junho, terá como tema Desafios da Saúde. O evento ocorrerá no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). O Seminários de Gestão é promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). As inscrições podem ser realizadas através deste link . Para a inscrição de grupos, com pacotes promocionais, envie um e-mail diretamente para o administrativo@fehosul.org.br


O patrocínio desta edição é do banco Banrisul, dos laboratórios farmacêuticos MSD e Astellas e da operadora de planos de saúde Unimed Porto Alegre. A certificação será concedida pela faculdade Fasaúde/IAHCS, e os apoiadores são IAHCS Acreditação e portal Setor Saúde – canal de comunicação oficial do evento.


Futuro do hospital

Presidente da IHF (International Hospital Federation) e do CBEXs (Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde), Francisco Balestrin é uma das atrações do evento, com a palestra intitulada Desafios do Futuro do Hospital. Ao portal Setor Saúde, Balestrin destaca que a responsabilidade do hospital do futuro é um dos tópicos que será apresentado.


“ É preciso pensar o hospital do futuro e ter consciência de que é nossa vez de assumir a responsabilidade de melhorar a saúde de nossas comunidades. Os hospitais têm oportunidade para transformar a saúde. Eles não podem mais ser uma torre de marfim estéril, da qual especialistas fazem procedimentos cada vez mais complexos e caros. O conhecimento clínico acumulado nos hospitais pode servir para redesenhar o sistema de saúde. Eles devem se integrar com suas sociedades, juntando-se aos governos, outros profissionais de saúde e outras instalações, em um esforço para não apenas fornecer melhores cuidados, mas também uma melhor saúde”, diz.


O palestrante ainda ressalta que os desafios são complexos e exigem inovação do sistema de saúde. “Não é um desafio fácil. Para transformar o que fazemos, precisamos transformar o sistema em que estamos. Hospitais e serviços de saúde precisam inovar e integrar. Temos o dever de liderar a transformação na saúde e melhorar a vida dos cidadãos sob nossos cuidados”, destaca.

Balestrin explica que há um triplo desafio para o Hospital do Futuro: aumento de necessidades da população; restrição de recursos; e mudança de valores sociais. “É preciso pensar ainda em hospitais como centros de inovação, distribuindo conhecimentos e tecnologias por toda a rede, mas que também continuará atuando como o provedor de serviços para pacientes agudos em uma determinada comunidade. Devemos nos lembrar de que a liderança é uma responsabilidade, não um privilégio”, salienta.

O tema da edição, “Desafios da Saúde”, mereceu outros comentários do palestrante. “Um dos principais desafios é concentrarmos nossos esforços e anseios na promoção da saúde, e não olhar somente para a doença. E sim, em como a saúde é oferecida para atender às necessidades e expectativas do século XXI.  Devemos começar a reconhecer que a saúde é uma responsabilidade transversal de todas as partes do governo e da sociedade. E não algo restrito a atendimento médico-hospitalar. Precisamos pensar em ter ações de prevenção para as pessoas não adoecerem.  As ações precisam ir além da atuação de secretários e ministro de Saúde. Nas escolas, por exemplo, é nosso dever ensinar os princípios básicos de como manter uma vida saudável – da alimentação à higiene, aos riscos das drogas, à saúde sexual”, afirma.

06_07_Balestrin_CV

Desafios da Saúde

Além da presença de Francisco Balestrin, o Seminários de Gestão, nesta edição, contará com as palestras do ministro da Saúde,  Luiz Henrique Mandetta, que abordará os Desafios Nacionais da Saúde Brasileira . Também estará presente a secretária estadual de Saúde do RS, Arita Bergmann, que abordará os Desafios da Saúde no âmbito do Estado. O Seminários de Gestão – Desafios da Saúde, terá ainda a presença do superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, expondo o instigante tema  Gestão do Corpo Clínico para Geração de Valor ao Paciente.

Programa (07 de junho de 2019, em Porto Alegre)

12:10 [ RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO ]

13:00 [ ABERTURA ] Cláudio José Allgayer (Presidente da FEHOSUL e ONA. Vice-Presidente da Confederação Nacional de Saúde CNSaúde)

13:10 [ Desafios Nacionais da Saúde Brasileira ]  

Luiz Henrique Mandetta (Ministro da Saúde)

13:50 [ Desafios da Saúde no Rio Grande do Sul ] 

Arita Bergmann (Secretária de Saúde do RS)

14:30 [ Desafios do Futuro do Hospital ] 

Francisco Balestrin, (presidente da IHF – International Hospital Federation e do CBEXs – Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde)

15:10 [ INTERVALO ] 

15:40 [ Gestão do Corpo Clínico para Geração de Valor ao Paciente ] 

Mohamed Parrini (Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento)

16:30 [ Debate sobre os Desafios da Saúde ] 

Luiz Henrique Mandetta

Arita Bergmann

Francisco Balestrin

Mohamed Parrini

17:15 [ ENCERRAMENTO ]  

Inscrições aqui.

VEJA TAMBÉM