Gestão e Qualidade | 2 de junho de 2022

Oncologista Nátaly Oliari de Moraes recebe título de Cidadã Leopoldense

Reconhecimento à médica, cuja atuação ultrapassa as fronteiras da medicina, foi concedido por sua luta em favor do melhor atendimento aos pacientes oncológicos
Oncologista Nátaly Oliari de Moraes recebe título de Cidadã Leopoldense

A menina de Santa Maria que sonhava cursar medicina, após ler o livro “Médico de Homens e de Almas: A história de São Lucas” e que conviveu com diagnósticos de câncer na família, alcançou seu objetivo de infância e se tornou uma renomada oncologista, admirada por médicos, colegas e, principalmente por seus pacientes na Oncologia Centenário – Centro de Tratamento de Câncer em São Leopoldo (RS). Reconhecimento confirmado também pelo Legislativo, que concedeu à doutora Nátaly Oliari de Moraes o título de Cidadã Leopoldense, evento realizado na Câmara de Vereadores na noite de quarta-feira (1) e que teve como proponente o vereador Marcelo Pereira Antônio, mais conhecido por “Marcelo Dentinho”.

Com o plenário lotado, elogios não faltaram ao desempenho e dedicação da oncologista aos pacientes e a busca de soluções, muitas delas burocráticas, para oportunizar melhor tratamento aos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das atuações, muito ressaltada na cerimônia, foi a habilidade da dra Nátaly, que em uma iniciativa própria foi até Brasília e conseguiu destravar R$ 1,8 milhão anual, verba que estava represada há anos no Ministério da Saúde, para o atendimento oncológico dos pacientes SUS de 18 municípios que utilizam os serviços. Desde esta conquista, em 2019, o Município passou a receber R$ 151 mil mensais para custear o atendimento dos pacientes oncológicos.

Global

Foi neste mesmo ano, que ela iniciou suas atividades como médica oncológica na Oncologia Centenário e passou a entrelaçar sua história com o Município. “Ao iniciar meu trabalho me deparei com as dificuldades enfrentadas pelos pacientes oncológicos. Sempre defendi que a saúde do paciente deve ser global, desde o início do diagnóstico, com humanização da medicina e igualdade/equidade no atendimento dos pacientes SUS ou privado, defesa feita há 20 anos pelo doutor Adalberto (Broecker Neto, fundador da clínica)”, citou Nátaly, ao agradecer a todos pelos esforços incansáveis em prol de uma saúde de qualidade.

Expansão

Ao frisar que a união, desprovida de interesses pessoais e independentemente de partido político, pode trazer benefícios para a sociedade, Nátaly reforçou que “a verdadeira camisa a ser vestida e a do usuário”. E neste clima colaborativo, antecipou a expansão da área física da Oncologia Centenário, um grande projeto que colocará São Leopoldo no centro da referência de oncologia nacional e que deve culminar na celebração dos 200 anos de imigração alemã. “Precisamos do apoio das forças vivas do município, em especial do Executivo e Legislativo, porque toda experiência exitosa pode e deve ser melhorada, sempre visando o melhor à nossa comunidade.” 


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


De Hipócrates aos dias atuais, as relações humanas devem prevalecer

O juramento médico, escrito por Hipócrates há mais de 2 mil anos e extremamente válido nos dias atuais, foi o tom do discurso do oncologista Adalberto Broecker Neto, fundador da Oncologia Centenário. “Esse juramento representa a relação médico/paciente, o comportamento diante da doença, do paciente e dos familiares. Não sei se todos os médicos obedecem ao juramento, mas quem conhece a doutora Nátaly sabe a pessoa ímpar que ela é, do seu comportamento”, ressaltou, lembrando que, mesmo com todos os avanços tecnológicos, as relações humanas continuam iguais.  

Ao citar a frase em latim Sedari dolore corpus divo est (aliviar a dor é uma obra divina), Broecker Neto disse que a pedra angular na medicina é aliviar a dor. Dor essa que não é apenas física, mas moral, de quem sofre humilhação, de quem não recebe tratamento adequado, tudo é dor. E o médico precisa saber tratar todas essas dores. “A doutora Nátaly sempre foi uma lutadora incansável para aliviar todos os tipos de dores dos pacientes. Ela é aquele tipo de médico que, quando se fala ou se escreve o nome, deve ser em letras maiúsculas.”

O vereador Marcelo Dentinho, proponente da titulação, também destacou a grande médica, que vai além da sua área de atuação e que se doa aos pacientes. “São Leopoldo só tem a ganhar com o profissionalismo, dedicação e capacidade da doutora Nátaly.” Também discursaram o coordenador político Paulo Borba (representando o prefeito Ary Vanazzi), Júlio Galperim (ex-vereador e ex-secretário da Saúde de São Leopoldo), o pastor Dieterico Krause -todos teceram elogios à médica – e participaram da solenidade: o gerente da Oncologia Centenário, Felipe Zart Broecker, além de médicos, colaboradores e pacientes.

 

 



VEJA TAMBÉM