Gestão e Qualidade | 16 de novembro de 2012

ONA homologa 34 processos de certificação em três meses

Número indica crescimento de 10% no número de certificações válidas em todo o país
ona_logo

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) homologou 34 processos de agosto até o início de outubro, entre novas certificações e recertificações de serviços de saúde em todo o País. O número indica um crescimento de quase de 10% em relação às certificações válidas, que atingiu um total de 324 instituições no mesmo período. Outro resultado positivo é que a rede de serviços homologados incluiu a certificação inédita de instituições de saúde no Mato Grosso do Sul e Amapá, que agora se somam aos outros 20 estados brasileiros que já têm instituições acreditadas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação – SBA/ONA.

No total foram concedidas 13 novas certificações, entre as quais um Selo de Qualificação e 20 recertificações, incluindo um upgrade (mudança de Nível de Qualidade). São Paulo foi o estado com o maior número de homologações, com 16 acreditações concedidas; seguido por Minas Gerais, com seis; Bahia, com três e Rio de Janeiro, com duas. Além do Distrito Federal, Amapá e Mato Grosso do Sul, os estados do Rio Grande do Norte, Pará, Espirito Santo e Santa Catarina também tiveram uma homologação cada.

Entre os novos serviços certificados e os que foram recertificados, onze estão no Nível I (Acreditado); doze estão no Nível II (Acreditação Plena) e dez no Nível III (Acreditado com Excelência). São quinze hospitais; dois hemocentros, seis laboratórios e 10 clínicas ou centros de serviços oncológicos. Além disso, foi fornecido mais um Selo de Qualificação, sistema de certificação atribuído pela primeira vez em julho deste ano para os serviços para a saúde. O Hospital São Lucas, de Ribeirão Preto/SP, que atingiu o Nível III em setembro último, recebeu a 7ª recertificação SBA/ONA e é uma das Organizações Prestadoras de Serviço de Saúde (OPSS) mais antigas acreditadas pelo SBA/ONA.

Rio Grande do Sul

No RS há atualmente mais de 10 hospitais e outras instituições em processo de acreditação pelo sistema ONA. No Estado, existem oito instituições com o selo de Acreditação em um dos três níveis concedidos pela ONA. O RS é o 7o Estado em número de instituições acreditadas, ao lado do Distrito Federal e do Espírito Santo. São Paulo é o Estado com maior número de unidades acreditadas, com 158 no total.

Recentemente, o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, filiado à FEHOSUL, conquistou a recertificação Hospitalar Nível III – Excelência, válida por mais três anos. O Hospital foi avaliado em todos os setores e serviços por uma equipe de três avaliadores (médico, enfermeira e administrador). Durante o processo não foi encontrada nenhuma “não conformidade”, o que renovou a instituição Acreditada com Excelência – Nível III, o mais alto do sistema, condição conquistada na avaliação de 2009. Na época, o hospital foi a primeira instituição gaúcha, fora da capital, a receber a mais alta distinção do sistema brasileiro de Acreditação Hospitalar. O processo de recertificação do Tacchini foi conduzido pelo Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS), entidade certificadora apoiada pela FEHOSUL.

Outro hospital filiado à Federação e que recentemente conquistou uma importante certificação foi o Hospital Mãe de Deus que recebeu o selo internacional da Joint Commission.

VEJA TAMBÉM