Mundo | 12 de junho de 2013

OMS tenta entender melhor o coronavírus

Organização enviou comissão mista a Arábia Saudita para estudar o Mers-CoV
Coronavirus_Espelhado

Entre os dias 4 e 9 de junho, uma comissão mista de técnicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Arábia Saudita se reuniu em Riyadh para analisar a situação de propagação do novo coronavírus, recém nomeado Mers-CoV (da sigla em inglês para Middle East Respiratory Syndrome Coronavirus), que tem feito vítimas e deixado o mundo em alerta.

Até o momento, 55 pessoas ao redor do planeta já foram diagnosticadas com o Mers-CoV, sendo 40 casos na Arábia Saudita e outros espalhados por Jordânia, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Tunísia, França, Alemanha, Itália e Reino Unido.

A missão da OMS quer entender melhor como o vírus (semelhante ao da Sars, que em 2003 matou 775 pessoas) funciona. Cerca de 60% dos pacientes morrem e a maioria dos infectados são homens, representando 75% do total. Embora seja uma tendência, ainda não existe uma confirmação de que o Mers-CoV seja transmitido diretamente entre humanos.

A OMS estuda três padrões epidemiológicos: no primeiro, ocorrem casos eventuais em uma comunidade, e o início da contaminação é de difícil localização. A segunda situação acontece em família, com transmissão entre as pessoas que mantêm contato com o doente. Por fim, o terceiro quadro é o mais preocupante, quando acontece em estabelecimentos de saúde com um aglomerado grande de indivíduos. Um infectado transmite o vírus para outro e a cadeia se espalha rapidamente.

Até o momento, todos os casos do novo coronavírus ocorreram em países do Oriente Médio (ou eram nativos, ou turistas).

TÓPICOS , , , ,

VEJA TAMBÉM