Geral | 12 de março de 2015

Oito “regras de ouro” para cuidar dos rins, segundo o Hospital São Lucas

Conheça também as atividades do Dia Mundial do Rim promovidas pelo hospital
Oito “regras de ouro” para cuidar dos rins, segundo o Hospital São Lucas

O Serviço de Nefrologia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), de Porto Alegre, promove atividades voltadas à comunidade para marcar a passagem do Dia Mundial do Rim, em 12 de março. Na data, profissionais e alunos da Instituição e das Faculdades de Medicina e de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS vão realizar medições de pressão arterial e prestar esclarecimentos sobre prevenção de doenças renais, doação de órgãos e nutrição. No local, haverá um equipamento de diálise e será feita a simulação do procedimento de hemodiálise e de diálise peritoneal. As ações serão desenvolvidas das 8h às 11h e das 14h às 17h na entrada do térreo do Hospital (Av. Ipiranga, 6.690, Porto Alegre). A iniciativa está alinhada à campanha Rins saudáveis, da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

O chefe do Serviço de Nefrologia, Carlos Eduardo Poli de Figueiredo, explica que o objetivo é chamar a atenção sobre a importância dos rins para a saúde e reduzir a frequência e o impacto da doença renal e dos seus problemas de saúde associados. “As doenças renais podem levar à morte e afetar a qualidade de vida das pessoas, além de serem importante fator de risco para doenças cardiovasculares”, ressalta Poli. Quando há a falência dos rins, o tratamento é a diálise ou o transplante de órgão. O censo de 2013 da SBN apontou que cerca de 100 mil pessoas estavam em diálise no Brasil e estima-se que 31 mil pacientes estejam aguardando para realizar o transplante. Em 2013, foram realizados 5.433 transplantes de rim no Brasil; no HSL, em 2014, foram 113.

A pressão alta e o diabete são os principais causadores das doenças renais, cuja manifestação é silenciosa e só é percebida em estágio avançado. Por isso a importância de prevenir essas enfermidades. A detecção é feita por exames laboratoriais. Os rins são responsáveis pela depuração de elementos resultantes do nosso metabolismo e por ajudar a composição corporal. São importantes na regulação da pressão arterial, além de produzirem e metabolizarem hormônios.

Confira as oito regras de ouro para cuidar dos rins:

*Manter-se ativo;

*Controlar o nível de açúcar no sangue;

*Monitorar a pressão arterial;

*Adotar uma dieta saudável e o controle de peso;

*Manter a ingestão adequada de líquidos;

*Não fumar;

*Evitar a automedicação;

*Checar a função renal quando tiver fatores de alto risco, como diabete, hipertensão, obesidade, familiares com doença renal, e se for de origem africana, asiática ou aborígene.

VEJA TAMBÉM